A neutralidade carbónica até 2050, os fundos para tecnologias limpas, os mecanismos de ajustamento de carbono nas fronteiras, a regulação climática europeia, tudo isso é fruto de lideranças com visão, mas também com sentido de equilíbrio
Num artigo de opinião, Cavaco Silva revela que votará em Luís Marques Mendes nas presidenciais de 2026 e considera que o Almirante Gouveia e Melo “não possui as competências e qualificações” para o cargo.
“Foi uma revisão constitucional decisiva para o País vencer o desafio da integração europeia”
Lembrando que Cavaco foi o político português que mais sucesso teve em eleições, Montenegro recordou que quando os portugueses foram chamados às urnas, “sem nenhum intermediário”, foram claros: “É em si que confiamos”.
Almoço de confraternização promovido por Faria de Oliveira, Luís Palha e Alexandre Relvas vai juntar todos os ministros e secretários de Estado dos três Governos de Cavaco Silva. O primeiro Governo foi eleito há 40 anos (1985). O terceiro terminou funções há 30 (1995).
“Nós estamos numa democracia e não há nenhuma casta política que tome conta da democracia, porque, senão, não era democracia
Com um novo processo de revisão constitucional à vista, Cavaco aconselha o governo a não se deixar desgastar com isso e a dar prioridade absoluta à condução de reformas que não dependem deste processo.
1949-2025 Ex-governante morreu enquanto jogava golfe sozinho.
Cavaco Silva nem sempre teve consideração por alguns ex-líderes do PSD…
Faz 10 anos no dia 3 de agosto que foi anunciado o colapso do Banco Espírito Santo. Apesar dos problemas que já existiam, a notícia provocou quase um tsunami e o sistema financeiro não voltou a ser o mesmo. Na altura, o Estado português emprestou 3,9 mil milhões de euros ao Fundo de Resolução.
Antigo chefe de Estado é contra eleições antecipadas e cita exemplo de Espanha que “viveu dois anos com duodécimos”.
Numa conversa sobre a origem e criação do Conselho das Finanças Públicas, Eduardo Catroga faz uma análise das propostas económicas para o OE, elogia a CIP e recorda como Sócrates tentou abafar Cavaco.
Não abdica dos seus direitos cívicos e garante que vai intervir enquanto a cabeça funcionar. Em entrevista ao Nascer do SOL, Cavaco faz uma viagem pelos segredos da arte de bem governar. O mais difícil é fazer uma boa remodelação.
Escolhe as suas intervenções meticulosamente, mas não abdica de intervir enquanto a cabeça estiver boa. Esta semana escolheu o Nascer do Sol para explicar porque publicou O Primeiro-Ministro e a arte de Governar. Uma entrevista em que explica que a tarefa mais difícil de um chefe de governo é remodelar.
Com experiência dos dois lados da relação entre Belém e São Bento, Cavaco Silva deixa conselhos para evitar clima de conflitualidade.
Ex-Presidente demonstra outra vez que está longe de se reformar.
Marcelo Rebelo de Sousa já visitou 52 países, num total de 132 deslocações presidenciais. Apesar de nunca ter pisado a Oceânia, é de longe o mais viajado entre os últimos cinco chefes de Estado.
O adiamento do Congresso do PS para março de 2024 serve na perfeição os interesses de calendário do secretário-geral do partido. Que, assim, reservou para si próprio o timing do anúncio da decisão sobre o seu futuro político. Costa passou a ter o seu tabu, à Cavaco.
Santana Lopes não tem dúvidas, a intervenção de Cavaco marcou um ajuste de contas entre Cavaco e Marcelo.