Quero continuar a fazer de Braga a melhor cidade de todas, uma cidade cada vez melhor e com os olhos postos no Futuro…
É certo que o turismo é uma das maiores tábuas de salvação da economia portuguesa. Mas, como muitos dizem, “o que é demais, enjoa”. Se há quem ache que Portugal não tem turismo a mais, há quem se preocupe com o que o turismo pode tirar às cidades: cultura e moradores.
Nem sempre a insegurança encontra uma tradução ou correspondência linear com um aumento dos crimes
A verdade é que a invasão russa da Ucrânia veio agravar os sintomas de uma doença há muito anunciada: a perda de centralidade do bloco europeu.
A União Económica e Monetária retirou aos Estados-membros preciosos instrumentos de soberania. Por isso, estão renitentes em partilhar o poder que lhes resta com as cidades
É uma das questões que mais preocupam os autarcas das grandes cidades: a população de pombos está a crescer e começa a criar problemas. O aumento de esplanadas no período pós-covid piorou as coisas.
A população de javalis tem aumentado em Portugal: há cerca de 300 mil em todo o país. Estes animais causam acidentes, destroem campos agrícolas, passeiam pelas cidades e reviram os jardins. Afinal, o que se está a fazer para mitigar o problema?
A empresa alemã VAAY decidiu pegar em dados recolhidos pela Universidade de Oxford e criar o ranking das cidades mais e menos stressadas do mundo. Em 100, Lisboa encontra-se em 22.º lugar, sendo uma das mais bem classificadas, mas é uma das piores naquilo que diz respeito ao critério da Saúde Mental. Afinal, o que torna uma cidade stressante?
O ponto de partida de Metrópoles: A história da cidade, a maior criação da civilização foi o eco da Lisboa do século XIV, que ainda se ouvia quando Ben Wilson passou por cá. Com a pandemia, cidades como a capital portuguesa têm mais uma oportunidade, argumenta.
Sousa Real indicou que o PAN procurará “uma continuidade e consolidação” face ao trabalho até aqui desenvolvido ao nível das autarquias locais.
Ainda falta saber a decisão final de mais quatro cidades. Se tudo se mantiver, Portugal irá jogar contra a Hungria, em Budapeste, com a presença de público.
Um novo paradigma para a mobilidade urbana é vital. A utilização do automóvel tem de diminuir. Defender que tudo fique na mesma não tem futuro. Mas as novas políticas para a mobilidade têm, simultaneamente, de respeitar as pessoas e a vida quotidiana.
Hoje vivemos de esperança. Temos esperança na ciência, na solidariedade entre todos, na sabedoria de quem lidera, na resiliência dos profissionais de saúde, mas acima de tudo, temos esperança que o silêncio termine e que as cidades voltem a não dormir.
Comprar casa nas grandes cidades ou em zonas de luxo está cada vez mais caro e, apesar de ter sido registado um abrandamento do preço, a verdade é que há investimentos que só são possíveis para as carteiras de alguns. Espaços luxuosos, confortáveis, com jardim, piscina, um quarto para cada filho e visitas ou até…
Continente norte-americano domina ranking.
Capital portuguesa está agora à frente de cidades como Madrid e Londres
Lisboa e Porto foram as cidades que receberam maior número de novas empresas, mas foi a Horta a cidade que registou o maior crescimento