Rosário Partidário entende que não se deve esperar pelas negociações com a ANA.
Rosário Partidário contestou as declarações dos promotores, admitindo que não recebeu qualquer indicação da NAV – Portugal, responsável pelo controlo de navegação aérea, sobre as suas declarações.
A Comissão Técnica Independente (CTI) entregou, na passada segunda-feira, ao Governo, o relatório final da avaliação ambiental estratégica, do novo aeroporto.
A CTI apresentou o relatório preliminar, em 5 de dezembro, que depois foi submetido a consulta pública.
Em 2007, o SOL noticiou que o LNEC apontava Alcochete como melhor opção para o novo Aeroporto. 16 anos volvidos, a comissão independente voltou a apontar na mesma direção.
A gestora aeroportuária mostrou-se disponível para ficar “à disposição do Estado Português para partilhar o seu conhecimento das problemáticas complexas deste setor e implementar a solução que será objeto da sua decisão”
Alcochete e Vendas Novas são as duas soluções viáveis para a CTI. Mas a primeira destaca-se pela segurança aeronáutica, conectividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo de financiamento.
Nove opções em cima da mesa.
“80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise”, disse João Galamba, que falava na audição regimental na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no Parlamento.