Conta-me como vai ser


  • O cair do pano

    Neste novo paradigma, os vencedores não serão necessariamente os mais fortes, mas os que melhor se adaptarem. 

    O cair do pano

  • Em defesa dos restaurantes e esplanadas

    Estes dois meses de encerramento marcarão de forma irrefutável este dinâmico setor e os seus operadores, em todas as variáveis, deixando infelizmente alguns pelo caminho, que não voltarão a abrir

    Em defesa dos restaurantes e esplanadas

  • ‘Não há regra sem exceção’

    É verdade que Portugal e o Algarve estão bem posicionados para iniciar a retoma, mas isso só irá acontecer, verdadeiramente, em nossa opinião, a partir da época turística de 2021, (Páscoa), designadamente no que se refere aos mercados externos e, mesmo assim, de forma lenta e gradual.

    ‘Não há regra sem exceção’

  • ‘Paraísos fiscais’ entre (a)normalidades

    «Escusado será dizer que, se uma empresa tiver a sua sede fiscal ou subsidiárias num paraíso fiscal, não poderá beneficiar das ajudas da tesouraria do Estado» refere a proposta analisada 

    ‘Paraísos fiscais’ entre (a)normalidades

  • Layoff: vamos melhorá-lo!

    É uma medida cuja proteção do emprego é fraca. Apenas protege os trabalhadores contra despedimentos coletivos e por extinção do posto de trabalho até 60 dias após o seu termo. E mesmo esta última medida apenas foi criada após forte pressão da UGT para que os apoios às empresas dependessem da defesa dos postos de…

    Layoff: vamos melhorá-lo!

  • Layoff simplifica lucros para alguns e complica o presente e futuro do país

    O momento que atravessamos exige que o Governo opte. Não estamos ‘todos no mesmo barco’. Há quem antes tinha acumulado níveis de riqueza enormes e que encontra em medidas como o layoff simplificado as condições para a manter e incrementar. E há os outros, a larga maioria, que recuperou de forma limitada rendimentos e direitos…

    Layoff simplifica lucros para alguns  e complica o presente e futuro do país

  • Os livros não têm a validade dos iogurtes…

    Mas quem, depois disto, pegará num livro de autoajuda, ou numa ficção destes romancistas de ontem? Ou nos poetas colossais do bairro? Já era.

    Os livros não têm a validade dos iogurtes…

  • Gostar de livros: uma oportunidade perdida?

    Não escondo que fiquei um pouco surpreso pela crueza dos números quando foi anunciado que no mês de março se apontava já para perdas de 2/3 nas vendas de livros face ao período homólogo de 2019; a situação previsível para abril apontaria uma quebra próxima dos 85%

    Gostar de livros: uma oportunidade perdida?

  • Covid-19, e agora?

    Nada será como dantes pelo menos até se conseguir a imunidade perante o vírus e a vacinação generalizada. Ou seja, pelo menos nos próximos um a dois anos é escusado pensar que a vida voltará a ser o que era.

    Covid-19, e agora?

  • Consequências económicas do estado de emergência

    Os dados do PIB do primeiro trimestre já conhecidos dos nossos parceiros europeus indicam uma recessão que pode ser a pior dos últimos 25 anos e todos preconizam que globalmente poderemos ter uma recessão não registada desde a 2.ª guerra mundial.

    Consequências económicas do estado de emergência

  • Secreta esperança

    São tempos novos para os quais os filmes de ficção nos alertaram. Mas, na verdade, sempre achámos que Hollywood exagerava…

    Secreta esperança

  • ‘Conhecimento é poder’

    Queremos valorizar o papel da Educação; promover a paridade de género nas equipas; dar às instituições as melhores condições para que os seus projetos tenham sucesso

    ‘Conhecimento é poder’

  • Mais planeamento para evitar novo estado de emergência

    Uma das principais funções do Estado é garantir a segurança das pessoas e, nos tempos que correm, a nossa segurança e defesa vai desde a saúde à alimentação. A pandemia provocada pela covid-19 deve, pois, funcionar como um ‘abre-olhos’ –  como a tragédia de Pedrógão terá sido para a limpeza de terrenos e de reforço…

    Mais planeamento para evitar novo estado de emergência

  • A emergência e a vida aos solavancos

    Como já se diz por aí, ainda vamos ter saudades do tempo da troika.

    A emergência e a vida aos solavancos

  • Regressar ao futuro com ambição

    Os Estados têm um papel decisivo no futuro pretendido pelo facto de ser o pagador, financiador e segurador de último recurso, devendo em simultâneo garantir não só resposta de curto prazo, mas também a recuperação sustentável a prazo. 

    Regressar ao futuro com ambição

  • Aeroporto de Lisboa: aproveitar o tempo de crise para melhorar a decisão

    O futuro do tráfego aéreo ver-se-á afetado durante tempo incerto por receios da população e pela redução da atividade económica. No entanto, as premissas do crescimento anterior (baseadas no turismo) manter-se-ão válidas.

    Aeroporto de Lisboa: aproveitar o tempo de crise para melhorar a decisão

  • Convergindo para um novo modelo bancário na nova era pós-Covid 19?

     É certo que opiniões e considerações políticas à parte, as mais altas figuras da nação pronunciaram-se logo avivando a memória que, por contraposição ao que se passou em 2008 em que os bancos foram os principais responsáveis pela crise do sub-prime que afectou e muito os países do sul da Europa, neste momento de 2020…

    Convergindo para um novo modelo bancário na nova era pós-Covid 19?

  • O que estamos a aprender com esta pandemia?

    Muitas famílias estão hoje mais envolvidas nos processos educativos, acompanhando as aprendizagens dos seus filhos,  comunicando com os seus professores pelo telemóvel.

    O que estamos a aprender  com esta pandemia?

  • De olhos postos no Dragão

    Acredito que o mundo vai voltar a viajar. Está no nosso ADN. Com mais ou menos cuidados, limitações ou restrições. Mais ano, menos ano, teremos os mesmos números. A língua dos que nos visitam, essa poderá sofrer variações.

    De olhos postos no Dragão