Três meses depois de a medida de IVA zero em alguns produtos ter entrado em vigor, Deco Proteste faz balanço ao Nascer do SOL: ‘A medida, de forma isolada, não tem grande expressão’. Eugénio Rosa diz que ‘o efeito foi muito reduzido, mais propagandístico do que real’.
Propostas de soluções estão relacionadas com as áreas da alimentação, habitação, energia, comunicações eletrónicas, água e resíduos e mobilidade.
Associação tem recebido centenas de contactos de famílias com dificuldades no pagamento da sua prestação de crédito à habitação. Natália Nunes garante que sistema financeiro tem recusado pedidos de renegociação, sem dar qualquer argumento. Ainda assim, afasta um cenário idêntico ao que foi vivido durante o período da troika.
Inquérito da Euroconsumers revela que a situação económica se agravou para 60% dos portugueses. 46% diz não ter quaisquer poupanças para lidar com a crise, se esta se acentuar.
O alegado piscar de uma luz amarela no identificador da Via Verde levou a empresa a enviar centenas de emails aos consumidores para que os trocassem. As queixas multiplicam-se e utilizadores dizem que além da luz não piscar, a resolução do problema implica um novo contrato. Empresa afasta acusações e Deco alerta: “A confirmar-se esta…
Valor da fatura da água pode ter disparidades enormes mesmo entre municípios próximos. Defesa do consumidor diz que é preciso regulamento tarifário para atenuar as diferenças.
Das mais de 100 reclamações que chegaram à Deco na primeira semana de julho, a TAP surge como a empresa mais mencionada.
Dados são da Deco Proteste que diz que a Jerónimo Martins lidera o pódio com rendimentos 262,6 vezes superior à média dos colaboradores.
A Deco Proteste diz ainda que 73% dos questionados concordam com as sanções à Rússia e defendem que a União Europeia deve mantê-las.
Associação de defesa do consumidor pede ao Governo menos impostos sobre os combustíveis e descida de 6% no IVA da eletricidade e do gás.
No dia dos direitos dos consumidores junte-se à Ação “O que o seu município pode fazer por si?” e avalie o seu município.
O esclarecimento da NOS surge depois de a DECO ter denunciado à Anacom que tem sido cobrado aos consumidores nas lojas da NOS Comunicações um valor de 80 cêntimos extra pelo pagamento presencial de faturas. Segundo a operadora de telecomunicações, todos os clientes que não são utilizadores de internet “foram excluídos deste piloto”.
“Esta cobrança lesa gravemente os direitos dos consumidores seus clientes e é uma violação dos princípios da universalidade e igualdade que resultam da natureza pública do serviço de telecomunicações”, refere a DECO.
As diferenças encontradas chegam a superar os 400 euros por ano, sublinha a DECO Proteste.
Há modalidades que vão deixar de existir e será criada uma opção só para portagens. Objetivo é ‘simplificar a oferta’. Deco Proteste diz que ‘contestação dos consumidores já se faz sentir’.
Associação lançou carta aberta dirigida ao Parlamento para alterar lei. Atualmente só material escolar com IVA a 6% pode ser deduzido nos impostos.
A maioria irá ficar pelo país, sobretudo no litoral. Apenas 6% planeia viajar para o estrangeiro.
A partir de hoje, os consumidores vão ter de começar a pagar o crédito pessoal, mas a Deco reconhece que a verdadeira dor de cabeça começa em setembro com o fim das moratórias do crédito à habitação. Também chega ao fim a proibição de corte de comunicações, luz e água.