Blinken tem sido um dos intervenientes mais importantes do Governo americano neste último mandato. Secretário de Estado da administração Biden-Harris, tem sido a figura central da posição americana face aos desafios da conjuntura internacional atual. Do apoio incondicional à Ucrânia até à tentativa de replicar a diplomacia de vaivém de Henry Kissinger no Médio Oriente
Esta é “uma decisão estratégica de liderança dos dois países” disse fonte russa.
Os dois ministros congratularam-se com o alargamento dos exercícios militares conjuntos
Blinken viajou para o Médio Oriente e reconheceu a complexidade das negociações. Teerão atribui responsabilidades pelo atento de 3 de janeiro aos EUA e a Israel, com o líder supremo a prometer uma ‘dura resposta’.
Acaba de publicar Antes que me Esqueça, uma coleção de impressões e memórias vividas ao longo de 42 anos em altos cargos públicos. Frequentou palácios, cruzou-se com reis e primeiros-ministros.
Ministro sublinhou a necessidade de a orientação, em Portugal, na Europa e na aliança transatlântica, ter de ser “de apoio infatigável na defesa da Ucrânia”
Aconselhou mais de uma dezena de Presidentes dos EUA.
Em causa está o pedido do Tribunal Penal Internacional (TPI) para que investigue se foram cometidos, ou não, crimes de guerra por Israel na resposta ao ataque do Hamas
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, durante uma conversa telefónica com o homólogo dos EUA, Antony Blinken, pediu a realização de uma “reunião internacional de paz o mais rapidamente possível para promover um amplo consenso”.
Trudeau afirmou que o governo indiano estava envolvido no homicídio de Hardeep Singh Nijjar, cidadão canadiano e líder sikh.
Cidadãos russos, chineses, norte-americanos e australianos podem entrar sem visto turísticos por até 30 dias por entrada e de até 90 dias por ano.
Santos Silva estará acompanhado pelos deputados Sérgio Sousa Pinto (PS e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Reino Unido), Joaquim Miranda Sarmento (líder parlamentar do PSD), João Dias (PCP) e Isabel Pires (BE).
O secretário de Estado dos Estados Unidos encerra hoje uma visita, de dois dias, a Pequim, cujo objetivo passa por aliviar as tensões entre os EUA e a China.
Responsável pede para que a Coreia do Norte volte a sua atenção para a diplomacia para “alcançar a paz sustentável e a desnuclearização completa e verificável da península coreana”.
“Fica o equívoco sanado”, disse o presidente da Assembleia da República.
Condecoração aconteceu este fim de semana.
Guerra na Ucrânia será o centro das discussões.
Tsai justificou que a viagem oficial é uma oportunidade para Taiwan demonstrar os seus valores democráticos num cenário internacional.
Existe risco de detenção indevida e autoridades norte-americanas têm “capacidade limitada” para prestar assistência diplomática.