De acordo com os dados oficiais, Portugal tem 10,8% da população nascida no estrangeiro, em linha com a média da OCDE, que é de 11%
“Quando as empresas têm contrato assinado com eles e lhes dão garantia de habitação e garantia de trabalho, não há razão para evitar a entrada destas pessoas”
Outra das questões abordada por vários deputados esteve relacionada com as prisões, explicando a provedora que o relatório deste ano aborda sobretudo situações de maus-tratos e agressões a reclusos sem que existam depois os respetivos relatórios e processos correspondentes
Há 30 anos havia arrastões na Avenida da Liberdade. A moda está de volta
Dados do Frontex revelam que o número é arrastado pela quebra nas chegadas pela rota do Mediterrâneo Central (para Itália).
Associação Business Roundtable Portugal (BRP) critica a elevada carga fiscal do país e a tendência para o “inferno demográfico”, com a crescente fuga de talentos. “O país desaproveitou mais de 160 mil licenciados”, conclui num estudo recente.
Milhares de migrantes que atravessam para os a fronteira dos México para os EUA e entregam-se à polícia de fronteiras, solicitando asilo. Muitos conseguem esperar por uma resposta, em território norte-americano, em liberdade
Para o emigrante, é difícil conciliar a portugalidade com a integração no novo país
No ranking de países com mais emigrantes, liderado pela Índia com 17,5 milhões, Portugal ocupa a 26ª posição.
O argumento é que são contrárias à Constituição, numa avaliação solicitada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e por diversos deputados.
É expectável que as remessas, para o conjunto do ano passado, batam o recorde de 3.892,26 milhões de euros alcançado no ano anterior.
À semelhança de 2022, a Suíça continua a ser o país que recebe mais enfermeiros portugueses, seguido de Espanha, Bélgica, França e Reino Unido.
Sem uma mudança radical de paradigma, não conseguiremos reter as nossas Marianas.
E se as mulheres deixarem de pagar IRS a partir do terceiro filho? Isso ajuda a aumentar a natalidade?
Isenção de IRS durante dez anos para jovens licenciados é uma proposta de retenção de jovens.
Mário Ferreira, CEO da DouroAzul, deixa a sua visão para o país daqui a 20 anos.
Neste episódio, António Leitão Amaro, jurista e ex-deputado, e Paulo Marques, professor e coordenador do Observatório do Emprego Jovem, debatem medidas para travar a sangria de jovens qualificados que decidem emigrar.
Neste episódio, Luís Ferreira Lopes reflete sobre o problema da emigração de jovens qualificados e as medidas a adotar para impedir esta “fuga de cérebros” do país.