Para o ex-ministro a queda dos alunos e dos adultos portugueses nos relatórios internacionais que avaliam as competencias é de Nuno Crato, da demografia, da ditadura e da pandemia.
“A maioria das pessoas ganha o salário base da Administração Pública. Levam para casa pouco mais de 700 euros por mês”, disse o dirigente sindical, acrescentando que a ação também pretende “denunciar a falta de negociação por parte do Ministério da Educação”, segundo a mesma fonte.
Não se aprende contas de dividir com muitos números nem se obriga os alunos a decorar a tabuada. Mas os objetivos na Matemática são os mesmos de sempre. O raciocínio é o mais importante.
Ensina-se gramática mais complexa que não se reflete na capacidade leitora dos jovens. Os alunos portugueses leem pouco ou nada, o português do Brasil está a entrar devagarinho e as redes sociais roubam tempo de leitura e escrita. O Português é um problema com várias frentes.
Fernando Alexandre frisou que “temos quase 300 lugares preenchidos precisamente nessas escolas carenciadas”.
O novo modelo de gestão e autonomia escolar está a ser discutido entre governo, sindicatos e associações – e pode excluir as autarquias do processo de eleição dos diretores. Definir as competências das escolas, municípios e governo é o objetivo. Processo deverá estar concluído até fevereiro
877 ações de sensibilização envolveram 607 agentes.
“Há escolas onde se estuda mais do que noutras”, alerta o grupo de pais na carta
O ICILS realiza-se de cinco em cinco anos
Formar e educar crianças e jovens é, antes de tudo, ajudá-los a pensar, a resolver problemas e dar-lhes instrumentos para o fazerem.
A medida foi rejeitada com os votos contra do PSD, Iniciativa Liberal, CDS-PP e Chega e abstenção do PS e PCP, contando apenas com o apoio do Livre e do PAN.
Apenas 35 de 128 escolas inquiridas limitaram ou proibiram uso do telemóvel.
Entre as principais exigências, está a negociação do contrato coletivo de trabalho, aumentos salariais acima dos 150 euros para todos os trabalhadores.
No inquérito, o qual responderam 128 direções escolares, foi “frequente a afirmação de que a questão (dos telemóveis) está em processo interno de análise, de auscultação, de planificação
escolas já receberam orientações para começar a devolver os equipamentos de conectividade.
Se é a escola o elevador social por excelência é também a escola a única forma de integração dos alunos e famílias imigrantes. Combater a xenofobia e a integração e humanização da imigração começa aqui: ensinando com sucesso
Já esteve mais longe imaginar a entrada das escolas portuguesas com segurança ao estilo de um aeroporto ou de um estádio de futebol
Suecos não querem crianças até 2 anos expostas a ecrãs e jovens até aos 18 a mais de 3 horas/dia.