Exército abriu “um processo de averiguações, tendo em vista o apuramento das causas do sucedido”.
O exercício “CELULEX”, que se realiza anualmente desde 2012 no âmbito da NATO, tem “gerado uma crescente atratividade” junto de outros países aliados.
“Isto aconteceu com este Governo e com o Governo da Aliança Democrática”
Na PSP há um muro que divide duas fações: de um lado, estão os sindicatos que não assinaram o acordo e querem voltar às ruas com o apoio das associações não representativas. Do outro estão os do acordo.
O aparelho, onde seguia o chefe de Estado do Irão, seguia uma rota planeada, não se tendo desviado do plano de voo.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão, encerra o ciclo de entrevistas do Nascer do SOL com as principais chefias militares no 50º aniversário do 25 de Abril. E faz um balanço sobre o estado das FFAA.
“O Exército confirma a detenção de militar, por ameaça agravada com arma de fogo, após incidente num posto de abastecimento, em Lisboa”, lê-se num comunicado, enviado às redações.
Portugal deve investir mais na Defesa, até 2% do PIB até 2030, como país membro da NATO? Em debate, Francisco Proença Garcia, professor e vice-diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, e Catarina Nunes, economista e membro do Conselho Diretivo da EuroDefense Portugal
A Rússia proibiu qualquer tipo de críticas ao exército depois de ter lançado a ofensiva contra a Ucrânia.
O contingente, de 27 militares, estará equipado com cinco Carros de Combate, incluindo um de reserva, de um total de 34 que o Exército tem disponíveis, e duas viaturas ligeiras
Acidente condicionou o trânsito.
Prosseguem “intensos combates” no terreno.
Deverá ter alta ainda esta terça-feira.
O serviço militar deve voltar a ser obrigatório? E se houvesse mobilização: quem lutaria pelo país?
Em debate, Francisco Proença Garcia, professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, com várias obras publicadas na área militar e geopolítica, e Marcos Perestrelo, ex-secretário de Estado da Defesa dos governos de António Costa e de José Sócrates, jurista e deputado.
Em debate, Francisco Proença Garcia, professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, com várias obras publicadas na área militar e geopolítica, e Marcos Perestrelo, ex-secretário de Estado da Defesa dos governos de António Costa e de José Sócrates, jurista e deputado. Pode ouvir este podcast todas as semanas no site amanhã.pt ou nas…
Uma fonte não identificada do Governo do Sudão afirmou que o Exército de Cartum tomou a decisão de suspender as negociações uma vez que “os rebeldes nunca aplicaram os pontos do acordo sobre tréguas temporárias, que preveem a retirada dos hospitais e das casas”.
Na denúncia, as Forças de Apoio Rápido acusam o exército de ter atacado “com artilharia pesada e veículos blindados” uma guarnição paramilitar em Sak al Omleh, em Cartum, e alegam “violações contínuas” apesar da trégua humanitária, que tinha sido prolongada na segunda-feira por um período de cinco dias.
O exército descreveu, em comunicado, “numerosas violações cometidas pelos rebeldes”, como “bombardeamentos de artilharia indiscriminados”, “disparos de atiradores furtivos” e o envio de “colunas militares” das suas áreas de influência, nas regiões ocidentais “do Darfur e do Cordofão para reforçar as suas tropas em Cartum”.