“Herói Judeu”, “Herói que nasce numa cidade agitada pela guerra” ou “George Washington da Ucrânia” são alguns dos títulos atribuídos a Volodymyr Zelenski. Mas, afinal, quem é o comediante que se tornou político?
Num ano em que as tantas crises foram capitaneadas por um vírus oportunista e com o ânimo de um vândalo, tudo convergiu num diagnóstico que nos diz que, antes mesmo de qualquer agressão, se estamos tão vulneráveis é porque culturalmente dominamos cada vez menos o nosso tempo, as horas e os dias fogem-nos, e a…
Série O Atentado estreia-se já a 16 de setembro. Mas não é a única novidade de produções nacionais na grelha da RTP.
Vai de férias e ainda não sabe o que levar na bagagem? Da ficção ao ensaio, da história à ciência, fizemos uma seleção de perto de meia centena de títulos recentes para que não lhe falte leitura durante estes dias quentes.
Com muito sucesso em novelas da Globo, está de regresso à estação de Paço de Arcos.
Os soldados soviéticos que invadiram a Checoslováquia em 1968 esperavam confrontar ‘imperialistas’ americanos e alemães da RDA mas as filmagens de A Ponte de Remagen por John Guillermin quase provocaram uma cena de hiperealismo cinematográfico: uma batalha real entre as tropas invasoras do Pacto de Varsóvia e os exércitos de fingir feitos de figurantes checos…
Tomámos o pulso à vida literária à portuguesa e apreciámos as edições que preencheram o ano editorial. No retrovisor, uma paisagem empobrecida que os clássicos, antigos e modernos, vêm redimir. O balanço não é famoso
É um dos nomes mais seguros da ficção portuguesa contemporânea. Avessa a hierarquias e a reverências, insubmissa, Ana Margarida de Carvalho não nasceu para amaciar arestas nem para atalhar caminhos. Tão-pouco para acatar as regras do bom uso e do bem escrever ou para condescender com as facilidades do português simplificado e empobrecido.
Quando o primeiro filme da saga saiu a jovem tinha apenas 10 anos
Talvez o facto de eu ter uma certa exigência intelectual nos livros que leio (evito, por exemplo, a chamada literatura light) e nos filmes que vejo, me leve a fugir das telenovelas nacionais como o diabo da Cruz, ou Maomé do toucinho. Ainda por cima, a que agora sempre aqui me traz, é a ‘Água…
As crianças que são expostas a ensinamentos religiosos desde muito novas revelam dificuldades em distinguir ficção e realidade, segundo um novo estudo publicado na edição de Julho da revista científica “Cognitive Science”.