Perfumo não foi apenas um dos melhores centrais argentinos de sempre: foi um pensador do jogo
A morte de Toni Negri deixa um vazio num momento em que, nem perante uma crise existencial, o mundo se resolve a admitir que só a revolução pode trazer um novo rumo.
Aos 102 anos, o filósofo francês esteve em Lisboa e refletiu sobre o poder da tecnologia, defendendo que precisamos de saber viver na incerteza.
De Jean-Luc Nancy, filósofo com alguma fortuna editorial entre nós, desaparecido no ano passado, chega-nos O Prazer no Desenho. Escrito para o catálogo de uma exposição, este texto de um dos nomes mais conhecidos de uma corrente de pensamento, a desconstrução, é uma interrogação sobre aquilo que, da arte, diz respeito ao prazer.
Um iconoclasta no seio das ciências, que desafiou o valor transcendental dos seus factos, e que mais tarde se revelou um aliado decisivo frente aos ataques dos grupos de interesses que pretendem minar o consenso a respeito da crise climática, Latour morreu aos 75 anos, vítima de cancro do pâncreas.
Referência foi feita no âmbito de um estudo de caso acerca do posicionamento ético levado a cabo pelo pivot do telejornal de um canal generalista português ao relatar a situação.
Pouco depois de Marega ter marcado o golo que deu a vitória aos portistas, em fevereiro de 2020, alguns adeptos vimaranenses fizeram sons onde imitavam macacos e o jogador acabou por abandonar o relvado, revoltado com a situação.
Das barricadas do Maio de 68 à paixão pelo jazz que o levou a assaltar bancos e depois à prisão, onde descobriria a filosofia. Morreu ontem, aos 68 anos, um dos pensadores mais instigantes de França, alguém que depois de chegar à filosofia no confinamento de uma cela denunciou a farsa das nossas democracias submetidas ao capitalismo…
Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa dedicou-se ao estudo da filosofia da linguagem e a articulação da filosofia com a ciência. Tinha 85 anos.
Histeria, ignorância e muita húbris: um prato forte para quem chega à filosofia política cheio de suposições mas sem dentes. Para ir mais longe, o enfant terrible da Nova Direita precisava era de ter lido realmente os seus pretensos alvos
Em “Da Miséria Simbólica”, Stiegler preconiza convulsões como o Brexit e a eleição de Trump num efeito de alienação que decorre da exploração industrial dos tempos de consciência e do espírito
O filósofo francês André Glucksmann morreu na noite de segunda-feira, aos 78 anos, em Paris, anunciou hoje o seu filho, Raphaël Glucksmann.
Três alunos portugueses foram distinguidos com as medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Filosofia, foi hoje divulgado pela Associação para a Promoção da Filosofia (Prosofos).
O filósofo José Gil traçou hoje, em Macau, previsões pessimistas para o futuro de Portugal e defendeu que a presença da “troika” aniquilou a capacidade de sonhar dos portugueses.