Em causa estão notícias de alegadas ofensas do ministro dos Negócios Estrangeiros ao chefe do Estado-Maior da Força Aérea e outros militares.
Nuno Melo defendeu que um ex-militar tem direitos constitucionais, incluindo o envolvimento na política
Na PSP há um muro que divide duas fações: de um lado, estão os sindicatos que não assinaram o acordo e querem voltar às ruas com o apoio das associações não representativas. Do outro estão os do acordo.
Subida de 200 euros terá efeitos imediatos, restantes 100 serão repartidos anualmente: 50 em 2025 e outros 50 em 2026.
Na Alemanha, o serviço voluntário nas Forças Armadas da Alemanha é permitido a partir dos 17 anos, caso tenham o consentimento dos pais.
Mais de 21,6 milhões de venezuelanos são chamados a votar nas presidenciais venezuelanas de domingo, nas quais concorrem dez candidatos.
O aparelho, onde seguia o chefe de Estado do Irão, seguia uma rota planeada, não se tendo desviado do plano de voo.
“Isso não passa por discursos, passa por atos concretos”, rematou o ministro da Defesa.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão, encerra o ciclo de entrevistas do Nascer do SOL com as principais chefias militares no 50º aniversário do 25 de Abril. E faz um balanço sobre o estado das FFAA.
O chefe de Estado falava à margem das cerimónias comemorativas do 106.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente.
Na sua última intervenção pública, enquanto ministra da Defesa, a governante relembrou “que o valor da igualdade é um dos valores constitucionais que jurámos defender e que não se pode defender um valor que não se assume e não se exerce”.
Portugal deve investir mais na Defesa, até 2% do PIB até 2030, como país membro da NATO? Em debate, Francisco Proença Garcia, professor e vice-diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, e Catarina Nunes, economista e membro do Conselho Diretivo da EuroDefense Portugal
Defesa, indústria, inovação e liderança têm hoje especial significado
O plano de promoções nas Forças Armadas aprovado abrange 1.538 militares e 95 militarizados da Marinha, 3.335 militares do Exército e 1.491 da Força Aérea.
De acordo com a resolução são proibidas fórmulas como “sargenta” e “caba” e estruturas para se referir a identidades não binárias, como “soldadxs” ou “soldades”.
O agente de 32 anos pede aos colegas que tenham cuidado com os grupos de WhatsApp e Telegram, pois civis, tanto aqueles que gostam como aqueles que não gostam das forças de segurança, estão “infiltrados”.
Pedro Carmo e Luís Pedroso, da Organização Sindical dos Polícias e do Sindicato Unificado da PSP, respetivamente, explicam ao Nascer do SOL aquilo que está em causa.
Desde segunda-feira, José Barros Correia, Rui Ribeiro Veloso e José Luís Carneiro foram ‘obrigados’ a mostrar a sua compreensão perante a revolta das forças de segurança.
‘O protesto dos carros’ já levou à criação de uma plataforma que inclui PSP, GNR, Forças Armadas e Guardas Prisionais. Juntos vão pressionar o Governo por melhores condições.