O ministro brasileiro das Finanças exortou os países membros do G20 a agirem juntos
Os dois governantes discutiram também “parcerias trilaterais em agricultura, segurança alimentar e infraestrutura em África”
Narendra Mohdi foi o anfitrião de uma cimeira em que se notou a ausência do Presidente chinês, após um incidente diplomático. Num conjunto tão diverso de atores, não é fácil concertar posições.
1963 – O mítico Presidente norte-americano John F. Kennedy (n.1917, e em funções desde 61), entusiasta do Movimento dos Direitos Civis nos EUA e responsável pela invasão de Cuba (Baía dos Porcos, 61), foi assassinado há 59 anos em Dallas – num caso nunca totalmente resolvido.
Estado-pária, olhado de lado até pelos seus amigos, China e Índia.
Zelensky troçou da Rússia em pleno “G-19”, delineando um plano para a paz. Lavrov viu o seu país discretamente criticado pela China e Índia.
O apoio do Reino Unido à Ucrânia foi mais uma vez deixado claro pelo primeiro-ministro.
Chefe da diplomacia russa está a ser tratado no Hospital Sanglah, em Denpasar, segundo disseram três funcionários do Governo indonésio à Associated Press. Por outro lado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, negou que Lavrov tenha sido hospitalizado.
Guerra na Ucrânia e os “choques de preços de mercadorias” vão obrigar a rever as metas para este ano e para 2023.
“Pequim diz que é neutra, mas eu digo-lhes que é muito difícil permanecer neutro perante tal agressão”, disse Antony Blinken, chefe da diplomacia norte-americana.
Crise climática é a “emergência número um”. As questões alimentares, energéticas e financeiras só aparecem a seguir na lista de prioridades de Guterres.
O Presidente russo, Vladimir Putin, foi convidado pela Indonésia a estar presente na cimeira, assim como Volodymyr Zelensky, líder ucraniao.
Os convites não ficam por aqui. A Indonésia também estava a pensar convidar o governo ucraniano para “discutir o impacto do conflito na Ucrânia nas condições económicas globais”, afirmou o assistente do ministro da Macroeconomia e Finanças Internacionais daquele país.
Depois das declarações do Presidente dos Estados Unidos após as cimeiras da NATO e do G7, o Kremlin respondeu à eventual expulsão do G20 e ao uso das armas químicas na Ucrânia.
O encontro das economias mais ricas do mundo, em Roma, terminou com muita conversa sobre o clima, mas com poucos compromissos concretos.
Novo mecanismo tributário para as empresas multinacionais vai abranger 130 países e jurisdições. Acordo foi aplaudido.
O líder do executivo português salientou o trabalho dos “serviços nacionais de saúde e os seus trabalhadores”, uma vez que são “a primeira e melhor linha de defesa contra as crises atuais e futuras”.
As duas grandes potências vão retomar negociações comerciais este sábado no Japão.