Assisti em 1983 à construção do antigo Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, um projeto do famoso arquiteto inglês sir Leslie Martin. Esse edifício foi agora inteiramente reformulado, segundo um projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma. A reconstrução resultou? Valeu a pena?
Uma exposição na Gulbenkian coloca lado a lado dois pintores de Veneza com estilos e fortunas muito diferentes. Veneza em Festa reúne diferentes ‘postais’ e até sons da cidade – só lhe falta o cheiro.
O Centro de Arte Moderna vai abrir ao público depois de uma longa hibernação de quatro anos. O diretor promete manter-se fiel à missão original. O presidente da fundação exige que o equipamento esteja à altura das condições que lhe foram dadas.
Executado em 1644, entrada já a segunda metade da carreira do grande pintor espanhol (ativo de c. 1618 a 1660), o retrato impressiona pela serena mestria e pelo aristocrático bom gosto
Siza, a exposição que foi inaugurada sexta-feira na Gulbenkian, tem de tudo: desenho, fotografia, cadernos, mobílias. E até a energia, o humor e as paixões do arquiteto, como o balé. «Só lhe falta o cheiro», comenta o curador
O Coro Gulbenkian, que integra uma “formação sinfónica de cerca de cem cantores”, foi fundado em 1964 e dirigido, entre 1969 e 2020, pelo maestro suíço Michel Corboz
O queixo proeminente era quase uma imagem de marca dos Habsburgos, provocada pelos casamentos em família.
Fosse hoje viva Maria Lamas, e ainda teria muito por onde cartografar trabalho invisível – tão duro quanto essencial.
Relevos de prata, lâmpadas de ouro, tecidos de seda e outras riquíssimas alfaias litúrgicas: ao longo dos séculos, as ofertas de monarcas europeus foram-se acumulando nos santuários de Jerusalém. Este conjunto excecional de objetos pode ser visto até 26 de fevereiro de 2024 em Lisboa.
O valor das bolsas será de 2.000 euros
Uma coleção que passou mais de duas décadas escondida está agora à vista de todos. A exposição ‘Mundo flutuante: estampas japonesas ukiyo-e’, na Gulbenkian, propõe uma viagem inesperada a uma sociedade de xoguns e cortesãs.
Fundação lisboeta assinala um ano da morte da artista com duas obras de períodos muito distintos. O Banho Turco e Anjo vão estar expostas pela primeira vez desde a sua aquisição pela Gulbenkian em fevereiro de 2022.
Tiro de partida das celebrações dos 40 anos do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian foi dado por exposição que revisita a história da coleção.
Com uma mistura surpreendente de objetos comuns e antiguidades, a exposição da Gulbenkian mostra como alguns faraós se tornaram estrelas e outros caíram no esquecimento.
Alemã sucede a Jorge Sampaio. Este é o primeiro cargo aceite por Merkel desde que cessou funções como chanceler em dezembro de 2021.
Quer nas sanções, quer na manutenção da unidade, o PR faz um apelo ao reforço das capacidades da UE.
2005 – O YouTube foi lançado há 17 anos por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários da PayPal.
Do total de pessoas vacinadas, 12,5% reuníam a condição de acamados e 0,2% estavam em prisões.