Os três helicópteros são financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Audição foi aprovada por unanimidade. Polémica com compra de helicópteros levou ao pedido de demissão do responsável.
Segundo o primeiro-ministro, esta mudança tem-se traduzido em resultados concretos, tendo todas as metas, fixadas no plano nacional de gestão integrada de fogos rurais, sido “largamente superadas”.
Não é para já conhecido o estado dos militares
Todas as propostas a concurso foram excluídas por apresentarem valores acima do estipulado.
Recorde-se que Portugal anunciou, em outubro, o envio para a Ucrânia de seis helicópteros, que estavam sem licença para operar no país, por serem de origem russa, sendo um dos quais estava inoperacional.
A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o 1º trimestre de 2023.
Bipin Rawat, de 63 anos, liderava mais de um milhão de militares. A causa do acidente, que vitimou outras 12 pessoas, ainda está por apurar.
Em Portugal, este carro tem um valor aproximado de 214 mil euros.
O acidente obrigou à intervenção de um helicóptero, segundo declarações da Proteção Civil, que transportaram as vítimas para um hospital próximo do local, cuja localização não foi confirmada pela CDOS.
As aeronaves estavam paradas há mais de um ano para manutenção
Esta quarta-feira ficaram disponíveis quatro helicópteros
O TdC havia referido que aguardava “uma resposta” da Força Aérea sobre o contrato para a operação, gestão e manutenção dos três helicópteros B3 da frota do Estado, realçando que havia dado entrada naquele tribunal “apenas um contrato relativo” aos meios aéreos de combate a incêndios
Depois dos problemas com a queda de heli em Valongo e do médico que recusava transportar doentes, agora ficou a saber-se que há heliportos de hospitais que não funcionam
Falta de requisitos impede voos noturnos
Segundo o relatório do GPIAAF, não é possível concluir que a sinalização da antena estava “operacional no momento do acidente”
A Proteção Civil admite que não foram considerados “todos os procedimentos” na resposta ao acidente com o helicóptero do INEM
“Houve várias averiguações por parte da PJ no sentido de identificar os telemóveis das vítimas”