Neste ano, a AIMA “atendeu mais de 560 mil chamadas telefónicas” e realizou “atendimento presencial a mais de 230 mil pessoas”, disse Pedro Portugal Gaspar, presidente da AIMA, numa sessão para assinalar o ano de existência da agência.
“Este mês teremos a estrutura de missão a funcionar em 15 locais do país”, disse António Leitão Amaro, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
“É preciso dizer claramente: há quem trabalhe sistematicamente por todos os meios para repelir os migrantes. E isso, quando feito de forma consciente e responsável, é um pecado grave”, afirmou.
“Se Bruxelas quer migrantes, recebe-os. Dar-lhes-emos um bilhete único para Bruxelas”, disse o governante, em declarações aos jornalistas.
Esta medida pretende combater a migração irregular para a América do Norte.
Medida aprovada dá ‘luz verde’ para agilizar as regras que limitam “o número de não nacionais”, que pode compor a tripulação de uma embarcação e pesca.
Esta formação será dada através de uma rede de escolas de turismo e estágios.
Decisão foi tomada pelo atual Governo, que justificou com a necessidade de regularizar os 400 mil processos pendentes.
Cerca de “70 mil processos estão em tramitação”.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, apela à resposabilidade dos empregadores face as novas medidas apresentadas pelo Govrerno. “Os incentivos que criarmos enquanto Estado devem estar associadas a responsabilidades”, disse.
Governo irá ainda desenvolver um “plano nacional para a implementação do Pacto para as Migrações e Asilo da União Europeia”.
Bifanas, salada de polvo, moelas, pastéis de bacalhau, rissóis de camarão, pão com chouriço, queijos… São muitos os petiscos que conquistam o coração dos portugueses e, também, dos estrangeiros. O Nascer do Sol traz-lhe testemunhos de quem se rendeu à gastronomia portuguesa.
“Portugal tinha uma instituição, a instituição foi eliminada, os seus recursos humanos foram distribuídos por várias instituições”, disse o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em declarações aos jornalistas.
Chegam todos os dias oriundos de países como o Senegal, Bangladesh, Paquistão e Índia. Escolhem a Rua do Benformoso para se fixarem e já são poucos os portugueses que por lá passam. Ao mesmo tempo, aumentam o número de sem-abrigo no país. Estas são duas das maiores preocupações em Portugal neste momento.
Há uma verdade de La Palice na história da imigração versus aumento da criminalidade: se há mais pessoas, logo há mais crimes. Polícias preocupados com justiça popular no Porto e com agressões a mulheres e a quem bebe álcool.
A AIMA colocou, na página da instituição, um endereço que permite aos imigrantes, que não receberam o email, fazer um novo pedido ‘online’.
Plano deverá ser colocado em prática após a ratificação por parte do rei Carlos III, anunciou o primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak.