“Estamos mais para votar contra, mas não quer dizer que isto seja definitivo”, disse Rui Rocha.
Um grupo de conselheiros quer convocar o conselho Nacional para pedir esclarecimentos à Comissão Executiva sobre as contas do partido.
Estatutos da Iniciativa Liberal exigem luz verde das duas entidades para a aprovação de contas
O conselheiro de Estado marcou presença no Campus da Liberdade, seguindo o exemplo de Marcelo Rebelo de Sousa, que, em 2015, ainda antes de anunciar a sua candidatura, esteve na Festa do Avante!.
A IL pediu a audição urgente do presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria sobre a ameaça de processos judiciais a utentes que ofendam profissionais de saúde nas redes sociais, classificando o ato «de censura».
Os liberais defendem que o país deve apelar, junto das organizações internacionais que integra, para um “reconhecimento, o mais alargado possível”.
Tiago Mayan apresentou agora a sua candidatura à liderança da IL. Diz que o partido está estagnado e sem capacidade para influenciar a governação: ‘Temos um problema de base: aritmeticamente, não contamos’.
«Acreditamos que a atual direção do partido se tem vindo continuamente a afastar dos princípios liberais que defendemos», diz numa carta enviada aos subscritores do manifesto ‘Unidos pelo Liberalismo’.
Iniciativa Liberal esteve reunida este fim de semana para rever estatutos, mas nenhuma das duas propostas em cima da mesa foram aprovadas. O Nascer do SOL sabe que há um grupo que quer voltar a debater o tema.
Eurodeputado da IL diz que neste momento o seu voto é “não”. Liberais acusam von der Leyen de negociar com a extrema-direita.
Dos 552 liberais que votaram, foram registados 511 votos a favor, 10 abstenções e um voto contra, numa votação que decorreu de forma presencial e ‘online’.
Votação ocorreu em duas voltas e nem proposta da oposição interna de Mayan nem a da atual liderança de Rui Rocha conseguiram o apoio necessário.
Liberais admitem que há risco das duas propostas para a revisão dos estatutos serem chumbadas por falta de quorum e lamentam a existência de manobras de distração por parte da organização da convenção.
“Foi o segundo vice-presidente mais votado, com 48 votos em 71″.
O modelo em vigor prevê a realização de de provas de aferição no final do 2.º, 5.º e 8.º ano letivo.
Convocatória para conselheiros inclui referência a informação sobre as contas de 2023.
Prazo termina a 31 de maio e partido já deveria ter convocado Conselho Nacional. O Nascer do SOL sabe que foi apenas convocado para dia 16 mas para discutir resultado das eleições na Madeira e as europeias.
O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) acusa o candidato da Aliança Democrática (AD) de não ter “capacidade para discutir temas económicos”.