Pavel Durov foi detido, no passado sábado e colocado em prisão preventiva, em principio, até à próxima quarta-feira.
O Kremlin tinha atribuído as culpas à Ucrânia, pelo atentato que matou mais de uma centena de pessoas, num teatro, em Moscovo.
Desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, o Kremlin tem aumentado a repressão contra a população que questiona as motivações e consequências do conflito
O Kremlin, já na quarta-feira, quando se sabia que esta hipótese poderia vir a ser aprovada, “lamentou profundamente” os planos da Finlândia.
O chefe do Exército ucraniano redigiu, num artigo publicado na revista The Economist, que a guerra estancou numa fase de posições, não se devendo esperar manobras significativas dos dois lados.
A morte de Prigozhin continua a ser presumida, uma vez que os testes de ADN para identificar os corpos das 10 pessoas que estavam a bordo ainda não foram concluídos.
As primeiras sanções foram impostas em 2014, quando ao Kremlin invocou a anexação da Crimeia.
Um dos apartamentos visados pelos russos pertence a Oleg Orlov – co-presidente do grupo.
Também os 27 membros da União Europeia, o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, já tinha manifestado o seu “total apoio” ao presidente do Brasil.
O general Syrskyi defendeu a capital combatendo contra velhos colegas de escola, sendo o cérebro do contra-ataque a sudeste de Kharkiv. Já Zaluzhnyi ajudou a refazer o exército ucraniano quase de raiz.
Foi proibida a “propaganda LGBT+” para adultos na Rússia, algo que o Kremlin vê como “um elemento de guerra híbrida”.
Moscovo alega que o “assassínio brutal” dos seus soldados “não é o primeiro nem o único exemplo de crimes de guerra” da Ucrânia.
O isolamento do Kremlin é cada vez mais notório, acabando a dar meia volta e permitir a venda de cereais ucranianos. O russos até tiveram de ir buscar munições à Coreia do Norte.
Quando Ieltsin subiu a um tanque, desmobilizando os militares no golpe de 1991, os únicos que abriram fogo eram comandados por Sergei Surovikin. Que foi escolhido por Putin para liderar a invasão da Ucrânia.
Há cada vez mais relatos de recrutas enviados para a guerra com uns dias de treino. E o Kremlin tenta arranjar maneira das suas forças na frente descansarem, aponta Mendes Dias.
A Europa aponta o dedo ao Kremlin, os russos acusam os EUA. A fuga de gás natural pode virar tragédia ambiental.
Ucrânia afirma ter lançado operação de contra-ataque para recuperar região no sul da Ucrânia.
Kremlin aprovou mais dois decretos com vista a promover a integração dos ucranianos deportados à força para o território russo.
O Kremlin acusa os ucranianos de atingir uma prisão com mísseis, Kiev acusa os russos de tentar esconder provas de tortura em massa.