Teófilo Leite, CEO da Lavoro, deixa a sua visão para o país daqui a 20 anos
A Língua Portuguesa é utilizada por mais de 260 milhões de pessoas, sendo a quarta língua mais falada no mundo
António Costa vai a Angola a 17 e 18 de setembro, João Lourenço retribui a visita até ao final do ano. Brilhante Dias foi a Luanda dizer que entrámos num ‘momento novo’ nas relações.
Intelectual cosmopolita, Eugénio Lisboa diz que é um “enraízado com múltiplas raízes”: Nasceu em Moçambique, viveu em Inglaterra, Suécia, África do Sul, e está há 23 anos em Portugal. Foi homenageado na edição deste ano do Correntes d’Escritas, onde o i o entrevistou.
A pretexto da publicação das memórias de Nelson Rodrigues, um dos exemplos últimos e maiores da estirpe dos grandes cultores da língua portuguesa, vamos dar uma volta pela nossa tradição literária tentando descobrir o que é o santo graal de uma língua que conta mais com virtuosos do que propriamente com lendas e heróis
Quase toda a lusofonia, com exceção de Portugal, faz parte da pior metade do mundo para fazer negócios, de acordo com o ‘ranking’ do Banco Mundial (BM) “Doing Business 2016” que avalia 189 países.
A situação na Guiné-Bissau é “bastante inquietante”, disse hoje o representante das Nações Unidas no país, Miguel Trovoada, face à iminência de o Presidente da República destituir o Governo.
Nos próximos três meses, o Estado vai entregar a exploração do edifício emblemático da Expo-98, de Siza Vieira, a uma «instituição nacional de referência académica e científica». O SOL apurou que é a Universidade de Lisboa.
Meia centena de pessoas morreram por intoxicação no sábado na província moçambicana de Tete após a ingestão de uma bebida alcoólica tradicional.
O líder da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, anunciou no sábado a criação de uma república no centro e norte do país, à qual presidirá.
Mais crescimento, justiça e segurança na agenda dos recém-empossados líderes.
Portugal, África do Sul, Brasil, Moçambique, Timor, Angola, Reino Unido e Espanha são alguns dos países que vão receber a primeira edição do Festival Internacional da Música Lusófona (FIML), evento que pretende unir regiões e comunidades no mundo em torno da língua portuguesa.
A secretária-geral adjunta do Fórum Macau falou ao SOL à margem do colóquio promovido em Lisboa por aquela instituição de promoção da cooperação económica entre a China e a Lusofonia.
Colóquio do Fórum Macau promove palestras, visitas a empresas lusas e networking para aproximar países lusófonos e China.
Mais de 30 representantes de países de língua portuguesa vão reunir-se na Universidade Católica, em Lisboa, entre 7 e 20 de Julho, para debater as relações entre a China e a comunidade lusófona, focando-se em temas como a gestão de unidades rurais, diversificação da produção para reduzir as importações e estímulo das exportações.
A última visita de Armando Guebuza a Portugal, enquanto estadista moçambicano, a partir de terça-feira, decorre num momento de aceleração do investimento empresarial português em Moçambique, que só no primeiro trimestre no ano superou o global apurado em 2013.
O socialista Júlio Meirinhos, que foi eleito no sábado como novo grão-mestre da maçonaria regular, promete apostar em força nos países lusófonos. Numa entrevista publicada no site de uma loja desta obediência maçónica, e efectuada pouco antes das eleições, Meirinhos garante que vai “reforçar a aposta estratégica na relação com os países lusófonos”, nomeadamente com…
O presidente da Sociedade Lusófona de Goa considera que “pouco ou nada” foi feito no campo das relações entre a Índia e a lusofonia via Goa, instando à “ação” em vez do “fogo-de-artifício” de missões e memorandos.
O primeiro-ministro defendeu hoje a importância de a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aproveitar as oportunidades da “lusofonia económica e energética”, na abertura de um encontro sobre Bancos, Seguradoras e Instituições Financeiras, em Lisboa.