A 1.ª etapa da missão oceanográfica dedicada às Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas (Campanha AMP Oceânicas) do IPMA chegou ao fim. O Nascer do SOL esteve no Último Porto, em Alcântara, para assistir à chegada do navio Mário Ruivo e sua tripulação especializada.
Em apenas cinco meses, os números estão próximos do valor total de mortes contabilizadas em 2023 (6.007).
Jovem, de nacionalidade marroquina, não sabia nadar.
Mulher encontrava-se numa zona de difícil acesso, e acabou por ser resgatada pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Sines com recurso a uma mota de água.
Vítima tinha ido dar um mergulho com amigos.
No local esteve a equipa da viatura médica de emergência e reanimação de Gaia e a ambulância médica do INEM.
Nadadora-salvadora ainda entrou no mar, mas também embateu nas rochas.
Uns porque não tinham posses ou porque o trabalho não lhes permitia ter momentos de lazer, outros por medo, são vários os idosos que, em Portugal, nunca viram o mar. Só na Casa do Povo de Alagoa, em Portalegre, há seis.
O anterior recorde, de 28,25ºC, foi estabelecido em 23 de agosto de 2003.
O barlavento algarvio está a ser invadido pela alga japonesa mas os municípios estão a tentar resolver a situação e já investiram milhares de euros. Presidente da Zero diz que a situação “é um drama” e que pode estender-se à restante costa. CCMAR e Universidade do Algarve contam ao i mais sobre este fenómeno.
Entre janeiro e março já tinham sido registadas 27 mortes por afogamento, mas número quase duplicou até junho.
Uma das vítimas ficou inconsciente.
Portugal tem das maiores Zonas Económicas Exclusivas no Mundo, com uma área de mar 18 vezes superior ao seu território continental. Contudo é unânime que tem sido mal explorada. Face à queda da indústria da pesca, surgem diversas alternativas para obtermos um melhor aproveitamento deste território repleto de potencial.
Mobilizados 20 operacionais da Polícia Marítima e dos Bombeiros.
A vereadora acrescentou ainda que apesar de a equipa de salvamento se concentrar nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, as mais frequentadas, percorre e vigia todas as outras.
Navio da Marinha Portuguesa foi acionado para integrar as operações de buscas.
Temperaturas são de verão mas o mar é “de inverno”.