A DGS viu-se obrigada a defender-se publicamente depois de uma publicação sobre o Dia Mundial da Sida ter gerado contestação. A imagem da ONU foi substituída horas depois.
Gerou-se o caos depois de manifestantes terem rompido o cordão de segurança no evento climático da ONU.
De acordo com Jaco Cilliers, representante do Programa de Assistência ao Povo Palestiniano das Nações Unidas, o tempo que levará a reconstruir a região dependerá dos donativos de vários países e do setor privado, o que poderá demorar décadas.
“É fundamental garantir que a igualdade de género se enraíze verdadeiramente em toda a sociedade”
Secretário-geral da ONU elogiou os EUA, o Qatar, o Egito e a Turquia pelo seu papel neste “avanço desesperadamente necessário” e apelou a um cessar-fogo permanente
Esta é a falência ética da organização: proclamar valores universais enquanto os entrega à tutela de quem os viola sistematicamente
“Apenas 45% das missões foram facilitadas e chegaram ao seu destino. Todas as missões em Gaza exigem coordenação com Israel”, disse o responsável, em Genebra.
A questão que a IA nos coloca não é sobre tecnologia, é sobre nós próprios e as nossas organizações
A COP30, promovida pelas Nações Unidas, tem de ser um ponto de viragem. Um momento em que os países deixam de discutir quem fez mais ou menos, para discutir o que ainda falta fazer
Após meses de esforços diplomáticos, vários países ocidentais acabaram por reconhecer o Estado da Palestina. Ainda assim, o problema continua longe de estar resolvido.
No 80.º aniversário da ONU, a AG voltou a fazer manchetes. A atenção dividiu-se entre a Palestina, as escadas rolantes e o teleponto
“Nós, europeus, criaremos um instrumento específico para a reconstrução de Gaza, em coordenação com os esforços de outros doadores”, anunciou a responsável.
Posição é assumida em conjunto com outros nove países.
“Presidente israelita, Isaac Herzog, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant, incitaram o genocídio”, lê-se no relatório.
Chefe da diplomacia diz que o Portugal está em sintonia com outros países mas que ainda tem falar novamente com Montenegro e com Marcelo sobre o assunto.
ONU observou um ressurgimento das atividades do grupo extremista Estado Islâmico no Grande Saara
“Israel deve respeitar e proteger todos os civis, incluindo jornalistas”, diz ainda a ONU, pedindo novamente o “acesso imediato, seguro e sem obstáculos a Gaza para todos os jornalistas”.
Portugal assinou na ONU uma declaração conjunta de 15 países da Europa, onde manifestava intenção de reconhecimento em setembro.
Na sequência do sismo, a operadora da central de Fukushima Daiichi, a TEPCO, retirou cerca de 4.000 trabalhadores daquela central e da central vizinha de Fukushima Daini, devido ao alerta de tsunami.