Embora lhe bastasse a voz para expressar e desencadear emoções, a sua arte era completa. Maria Callas teve uma vida marcada por escândalos e conflitos, e foi sem glória que se despediu dos palcos. A grande diva do século XX nasceu há precisamente 100 anos.
O concurso tem as inscrições abertas até 31 de dezembro, podendo concorrer jovens entre os 18 e os 32 anos de todas as tipologias vocais.
“Last Days”, assim se chama a ópera, irá contar como foram as últimas horas do grande nome do Grunge.
A maestrina ucraniana Oksana Lyniv mostrou-se surpresa ao saber que “fez história” após receber a oferta da casa de ópera Teatro Comunale, em Bolonha. A artista de 43 anos inicia o cargo de três anos como diretora musical este mês.
Designer deu uma queda aparatosa nas escadas quando se preparava para assitir à ‘La Traviata’.
Polícia foi chamada ao local.
“Se a vontade de Deus mudar a minha vida, eu rezarei e serei muito grata a qualquer um que esteja a tentar ajudar-me a sair das ruas”.
Depois de alguns maestros terem já sido acusados de assédio sexual, o #MeToo lança uma bomba no mundo da ópera, com nove mulheres a acusarem o seu maior vulto de um cerco impiedoso, e de retaliar profissionalmente quando era rejeitado.
“Tens de ir para casa esta noite?” perguntava constantemente o cantor a uma das alegadas vítimas
Começa hoje o Operália, o concurso empreendido há 25 anos por Plácido Domingo, para dar voz aos novos cantores de ópera. A primeira edição em Lisboa tem o Teatro São Carlos como anfitrião.
Situação já está resolvida
No domingo dá-se a estreia absoluta em Portugal de uma ópera com 390 anos. La Liberazione di Ruggiero dall’isola d’Alcina é mais do que uma curiosidade dos primórdios do Barroco. É a primeira ópera composta por uma mulher – e que mulher.
O encerramento dos trabalhos parlamentares vão ser assinalados com uma série de concertos de ópera na escadaria principal da Assembleia da República, no próximo dia 22 de Julho, dia do último plenário.
Se algum cantor ficar afónico ou tiver outro contratempo, não há problema. Rui Horta substitui-o na hora. O coreógrafo graceja sobre o seu profundo conhecimento (e encanto) de The Rake’s Progress, ópera de Igor Stravinsky, levada ao palco do Teatro Nacional de São Carlos a partir de hoje e até 6 de Junho, sob a…
Não é muito vulgar que a ópera seja um terreno de acusações de sexismo, ou que o índice de massa gorda de uma cantora seja apresentado pela crítica como impedimento para um papel.