2016 Um estudo publicado há 6 anos na revista Science sobre os efeitos do aquecimento global e da poluição no Mediterrâneo, alertava para a possibilidade do Sul da Península Ibérica se transformar num deserto até 2100, se até lá não forem tomadas medidas ambiciosas no que diz respeito aos efeitos das alterações climáticas.
Oposição não tem poupado críticas ao megaprojeto anunciado pelo Governo enquanto especialista em energia só elogia a aceleração da eletrificação e lamenta a falta de estratégia.
“Seca extrema que assola a Península Ibérica e afeta a produção hídrica ficou 63% abaixo da média”, revelou a elétrica.
O projeto levanta algumas dúvidas a Clemente Pedro Nunes ao considerar que Portugal não irá sair beneficiado e questiona se o investimento se irá refletir nas tarifas a pagar pelos portugueses.
António Costa reuniu na sexta-feira com Olaf Scholz, chanceler alemão, e Pedro Sanchéz, primeiro-ministro espanhol, para falar do plano “MidCat”
Portugal entra hoje na terceira onda de calor que foi registada desde junho, enquanto Espanha está dividida entre temperaturas elevadas e precipitação. Será que os incêndios darão tréguas à Península Ibérica?
Portugal e Espanha não vivem dias fáceis no que diz respeito ao combate às chamas, mas enquanto o espaço nacional aguarda uma onda de calor, o país vizinho é “brindado” com chuva.
O primeiro-ministro afirma que a Península Ibérica “tem a capacidade para substituir grande parte do gás que hoje a Europa central importa da Rússia” e sublinha a importância das declarações proferidas ontem pelo chanceler alemão sobre a criação do gasoduto.
Este ponto de vista foi assegurado, esta terça-feira, pelo primeiro-ministro, que realçou o reconhecimento pelos líderes da UE do “potencial da Península Ibérica para a segurança energética”, em altura de crise, sobretudo nas interconexões elétricas e de gás entre Portugal e Espanha.
O mecanismo terá uma duração de cerca de 12 meses e permitará fixar o preço médio de gás em cerca de 50 euros por megawatt, contra o atual preço de referência no mercado de 90 euros.
Bruxelas ainda está a avaliar limitação, mas admite que, mesmo sendo mínima pode quebrar mercado europeu.
Mesmo com a travagem do ritmo da economia mundial devido à pandemia, os indicadores não pararam de aumentar. Em cada década, o nível global do mar está a subir cerca de três centímetros, resultado do degelo e do aquecimento dos oceanos.
Meteorologista explica que não se trata de uma onda de calor.
Um estudo da Universidade de Aveiro (UA) prevê aumentos de entre 1 a 2 graus na península ibérica, até 2100.
“Eu sei que sempre nos chamaram portugueses, mas isto do mapa já me parece excessivo”, reagiu no Twitter um habitante de Vigo.
Noites também vão ser mais quentes do que o normal
Estação de maior calor dura mais cinco semanas do que nos anos 80
Foi analisado o congestionamento em 390 cidades de 48 países
Fusão do Partido Íber espanhol e Movimento Ibérico português foi formalizada no sábado passado em Lisboa.