No seu máximo, o grupo contou com 20 mil membros, na América do Sul e EUA, com uma grande influência no Peru
1938-2024. Fujimori morreu de cancro aos 86 anos
Chegou a Lisboa no início do mês de novembro, ainda em 2022. Foi acolhida por uma família portuguesa que agora considera sua. “A JMJ lisboa é a experiência da minha vida”.
Os protestos observadas em Juliaca foram os mais sangrentos no decurso dos amplos protestos populares com um balanço de 18 manifestantes e um polícia mortos durante os confrontos.
Esta é a segunda vez que o escritor é hospitalizado com covid-19.
A chefe de Estado do Peru insistiu que nenhuma das mortes foi provocada ou procurada pelo Governo, ao contrário do que indicam os últimos relatórios de diferentes organizações, incluindo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que descreveu a repressão dos protestos como um massacre e acusou os detratores de pretenderem “lucrar com as mortes”.
Os meios de comunicação locais indicaram que, no momento do curto-circuito, havia pessoal a trabalhar a 80 metros de profundidade, indicando ainda que três socorristas ficaram feridos.
Centenas de migrantes que estavam no Chile, maioritariamente vindos do Haiti e da Venezuela, de acordo com a ONU, estão a tentar sair do país e estão há semanas retidos na fronteira entre Tacna, no sul do Peru, e Arica, no norte do Chile.
Desde dezembro que o Peru está a ferro e fogo. O ex-ministro do Comércio Externo e Turismo, José Luis Silva Martinot, acusa países vizinhos de estarem a fomentar a violência com o objetivo de instalarem um regime comunista no país.
Manifestantes exigem a demissão da Presidente, Dina Boluarte, a dissolução do Congresso, eleições gerais e uma assembleia constituinte.
Alguns corpos apresentavam ferimentos de bala.
País tem sido palco de protestos em grande escala.
“Se pudesse falar com o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), pediria ajuda para todos aqueles que estão na nossa situação e que se pusesse no nosso lugar”, afirma Tiago Pais.
Governo garante estar a acompanhar a situação e desaconselha viagem para aquele país.
Líder de esquerda nem uma hora se aguentou no palácio após tentar dissolver o Congresso. E virou colega de prisão do ex-Presidente Fujimori.
Suspeito era um ex-agente da Polícia Nacional do Peru.
Inacessibilidade da região dificultou o trabalho dos bombeiros locais.