Medida fará com que o gigante complexo petroquímico na Nigéria se torne na maior refinaria do mundo, ultrapassando a de Jamnagar, na Índia.
OPEP + decidiu aumentar a oferta de barris diários. Trata-se de um ‘movimento estratégico’ mas efeitos não são imediatos.
Escalada do conflito no Médio Oriente fez aumentar o preço do petróleo.
A reação dos mercados ao conflito no Médio Oriente até tem sido contida mas especialistas estão preocupados com a possibilidade de o Irão bloquear o Estreito de Ormuz, um ponto estratégico crucial para o transporte de petróleo.
No petróleo, com a relevância da Petrobras, o Brasil vem praticando preços inferiores ao mercado internacional para o mercado interno.
Os petroleiros “Volgoneft 212” e “Volgoneft 239” transportavam 9.200 toneladas de fuelóleo e afundaram-se durante uma tempestade ao largo do estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov
As 4.700 saídas internas “representam uma grande parte da redução planeada para este ano”, afirma a empresa, sugerindo que serão feitos novos anúncios em 2025
Relativamente ao investimento envolvido no projeto, o CEO prevê que o custo de 75 milhões de euros por cada poço perfurado terá tendência a baixar
“Pessoas não autorizadas entraram na zona de segurança do aeroporto hoje de manhã. As operações de voo estão atualmente suspensas devido à operação policial”, informou a infraestrutura aeroportuária, numa nota divulgada.
O acordo envolve a prorrogação, por um ano, dos cortes vinculativos
A dependência da UE de petróleo bruto e produtos petrolíferos aumentou para um novo máximo de 97,7% em 2022, depois de ter recuado para 91,6% em 2021
O organismo refere que as perspetivas “piorariam rapidamente se o conflito se agravasse” e o relatório descreve o que pode acontecer em três cenários de risco.
Incerteza é a palavra de ordem no que diz respeito ao preço do petróleo devido ao conflito no Médio Oriente. Mas especialistas não têm dúvidas: se a guerra se alastrar, será ainda pior.
Ricardo Evangelista, diretor executivo da ActivTrades Europe, explica o impacto do preço do petróleo e gás com o conflito israelo-palestiniano.
Analistas dizem que “relação comercial tem peso pouco relevante” para os dois países.
O setor petrolífero é responsável por 87% das receitas orçamentais e quase 40% do PIB e 90% das receitas de exportação da Arábia Saudita. É um dos três principais produtores de petróleo do mundo, a par da Rússia e dos EUA, respondendo por mais de 10% da produção diária global.
Como todos os países islâmicos, divididos por fortes poderes religiosos que se confundem com territórios, a Arábia Saudita só se tornou verdadeiramente uma nação em 1932.
Opositores do Kremlin anunciaram o limite do preço do barris de petróleo russos, mas Moscovo desconsidera esta decisão.