Procuradoria “não obteve ganhos significativos ao nível das tecnologias e sistemas de informação, dos quais está carenciada”, disse Amadeu Guerra. Afirmou também que quer que inquéritos mediáticos estejam sobre controlo da PGR e não de uma entidade dependente do Executivo.
Foi encontrado morto num campo de golfe em Matosinhos.
Instituição bancária fez saber da sua destituição esta manhã.
Caso Monte Branco, que já leva 14 anos, deverá ser encerrado em 2025. Equipas de investigação do DCIAP vão ser reorganizadas para dar maior celeridade aos inquéritos. José Sócrates e os outros 21 arguidos da Operação Marquês já não escapam ao julgamento.
PGR refere que foram realizadas buscas em vários departamentos da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, além de diversas buscas domiciliárias às residências de suspeitos.
Rui Cardoso afirmou que a justiça deve ser aplicada a todos, sem privilégios, mesmo em relação “àqueles que, de forma mais assumida ou mais dissimulada, querem controlar a justiça”. Já Amadeu Guerra realçou que “na criminalidade económico-financeira, é tão ou mais eficaz assegurar a perda de bens do que uma condenação em prisão”.
O que os subscritores do Manifesto dos 50 nos apresentam é um roteiro para o controlo político do MP
Amadeu Guerra não exclui responsabilidade de “terceiros que não sejam pessoas do INEM”.
Mensagens incluem entidade e referência e valor em dívida.
Processos “potencialmente relacionados com algumas das matérias objeto da resolução relativa à constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à gestão estratégica e financeira e à tutela política da SCML
São ainda arguidos o ex-ministro das Infraestruturas João Galamba, o ex-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o advogado João Tiago Silveira e a Start Campus.
Líder, deputado e assessor do Chega são alvo de queixa por declarações sobre a morte do homem na Cova da Moura, baleado por um agente da PSP.
A regra de aposentação aos 70 anos aplica-se ou não ao PGR? Juristas acham que sim, PSD e PS concordam em discordar desta opinião.
Durante o seu discurso, Amadeu Guerra disse ainda ser “preocupante” a falta de oficiais de justiça e pede ao Governo que, para o setor, “dê prioridade à revisão dos estatutos dos funcionários de justiça”, e que crie mecanismos que tornem a carreira “mais aliciante”.
Amadeu Guerra, durante a sua tomada de posse, criticou a “falta de investimento dos sucessivos Governos” na Justiça.
A jubilação acontece um dia após a oficialização de Amadeu Guerra como novo PGR, também em Diário da República.
Rita Júdice disse ainda que Amadeu Guerra “tem um “currículo inatacável” e que “é uma pessoa que conhece bem a casa”.
Bombardeada por perguntas de todos os partidos, Lucília Gago defendeu que nem 15h davam para responder a todas as questões. Mas falou das escutas
Deputados coincidiram também em perguntas sobre detenções para interrogatório muito superiores às 48 horas previstas na lei, sobre o funcionamento hierárquico do MP e sobre omissões existentes no relatório de atividades do MP de 2023