O Santander Totta registou lucros de 294,4 milhões de euros, no primeiro trimestre, um valor que compara com os 185,9 milhões registados no final do mesmo período de 2023 (+58,4%).
Ação ocorreu na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, durante a manifestação do Dia Internacional da Mulher
“A dinâmica dos volumes de negócio continua influenciada pelo contexto de subida das taxas de juro pelo BCE”, diz o banco.
Apesar do aumento dos resultados, as instituições financeiras vêm-se a braços com medidas de reestruturação de crédito face à subida das taxas de juros.
CGD, novo banco, Santander, BPI e BCP juntos lucraram mais de 1.942,4 milhões nos primeiros nove meses do ano. Novobanco foi o que apresentou melhores resultados da banca privada. Comissões voltaram a disparar e estrutura bancária (trabalhadores e balcões) continua a cair.
Caixa Geral de Depósitos, Millennium, Montepio, Santander e Active Bank são os bancos que estão a suscitar mais problemas.
Recursos de clientes ascenderam a 47,5 mil milhões de euros, um aumento de 8,3% face ao mesmo período do ano anterior.
Os bancos continuam a apostar no emagrecimento da suas estruturas e isso reflete-se na redução dos custos operacionais. A tendência é para continuar.
Mesmo com a constituição de provisões e com as moratórias, três das maiores instituições financeiras que operam no mercado nacional registaram lucros diários de 3,2 milhões.
A atualização do preçário em 2022 deverá ser seguida por outros bancos, como acontece todos os anos.
MAIS, SBC e SBN entregaram esta quinta-feira, nos tribunais de Trabalho de Lisboa e do Porto, uma providência cautelar contra os despedimentos coletivos no Santander e no BCP.
Em causa está a saída de centenas de trabalhadores. Sindicatos falam em ‘pressão’ e em atitude ‘irredutível’.
Em causa estão vários despedimentos no Banco Santander, que já receberam pré-avisos de greve como forma de contestação contra o despedimento coletivo, para dia 13 de setembro.
Resultado é explicado pela necessidade de constituir imparidades para fazer face à situação económica desfavorável, bem como pelas provisões de 164,5 milhões de euros para fazer face a uma reestruturação no banco.
Imparidades de mais de 180 milhões para crédito devido à crise pandémica pesaram nas contas.
Os sindicatos dizem que não vão admitir que os trabalhadores sejam colocados sob “pressão” e “ameaça”.
Juntos, a Caixa Geral de Depósitos, o Santander Totta, o BCP e o BPI lucraram 540,5 milhões nos primeiros seis meses do ano, ainda assim, uma queda face a igual período do ano passado. Só Novo Banco contraria tendência ao apresentar prejuízos de 555,3 milhões.
Dias depois de rebentar o escândalo Luanda Leaks, Teixeira dos Santos ordenou a transferência de centenas de milhares de euros do banco de que é presidente executivo para o banco espanhol. Fonte oficiosa diz que foi para pedir um empréstimo para a compra de um apartamento em Matosinhos. Banco de Portugal não comenta.
Mais de 80 mil clientes aderiram às moratórias no crédito, o que representou uma injeção de mil milhões.