Entre janeiro e setembro deste ano foram registadas 918 intervenções, abrangendo 2.391 pessoas.
Solicitações podem ser feitas através da nova página oficial do Governo (gov.pt).
Suicídio é uma das principais causas de morte na população mais jovem, sublinha a secretária de Estado da Saúde.
Mais psicólogos e psiquiatras, programas de mentorado e até APPs fazem parte do plano de prevenção e acompanhamento da saúde mental dos universitários de Lisboa. Os estudos, não sendo alarmantes, preocupam Reitoria.
Em dois anos, triplicaram os alunos em lista de espera por apoio psicológico nas Universidades de Lisboa. A Faculdade de Direito registou, este ano letivo, um caso de uma estudante que pôs fim à vida.
Estudo analisou famílias de 17 países europeus e foi feito através de variáveis sobre o bem-estar psicossocial das crianças.
Investigadores de uma universidade alemã perceberam que o toque ajuda a aliviar ou atenuar queixas mentais e físicas.
As mulheres afetadas pela ansiedade são o dobro dos homens.
Este ano, no primeiro trimestre, foram atendidas 15 mil chamadas.
“Competir ao mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim”, admitiu o surfista.
Martim, de 22 anos, automutila-se e já sofreu de distúrbios alimentares. Sílvia, mãe de uma adolescente de 14 anos, narra que a filha toma um ansiolítico todos os dias. O que se passa com a saúde mental das crianças e dos jovens portugueses?
Poderão ser prescritas por psiquiatras para tratar o transtorno de stress pós-traumático e alguns tipos de depressão.
Apresentava discurso desconexo e insistia em entrar no estabelecimento. Funcionárias chamaram a GNR.
A sétima edição do Festival Mental – iniciativa cultural dedicada à saúde mental – começou na sexta-feira em Lisboa.
Maior parte das chamadas estão relacionadas com problemas e sintomatologia “associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”. 14.000 foram de profissionais de saúde.
Situação está a deixar a autoridade alarmada.
O impacto que a saúde mental tem no comportamento dos futebolistas tem despertado consciências e deixou de ser assunto tabu. Especialistas afirmam que o acompanhamento é importante e a prevenção valiosa.
A pandemia da covid-19 veio ajudar ao declínio da saúde mental dos jovens em todo o mundo. Numa altura em que o tema está em cima da mesa, o jornal foi tentar perceber de que forma os pais influenciam e lidam com os momentos mais vulneráveis da vida dos filhos.
Todas as faixas etárias sofrem de distúrbios psicológicos, mas as crianças e os jovens têm vindo a preocupar particularmente a Ordem dos Psicólogos Portugueses. O problema? Não há recursos humanos suficientes no SNS.