As doenças não transmissíveis são atualmente a principal causa de morte a nível mundial, provocando cerca de 18 milhões de mortes prematuras por ano, enquanto os problemas de saúde mental afetam mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo
“Que Deus a perdoe, eu ainda tenho muitas dificuldades em perdoá-la”, diz José Manuel Anes, que garante não querer vigança, apenas que a filha seja tratada. Abordou ainda a polémica com João Soares.
As cores, a luz e as mudanças de rotina tornam o outono uma estação única para o nosso cérebro. A ciência mostra como a redução da luz solar e as recordações ativam memórias e emoções que nos fazem sentir mais nostálgicos.
Nos países da OCDE os problemas de saúde mental custam 4% do PIB . Em Portugal, 33% das pessoas sofrem com stresse, depressão e ansiedade devido ao trabalho. Endereçar o problema ganha tração e a prevenção é a palavra de ordem. Mas há ainda muito a fazer para ser prioridade transversal nas agendas.
“É uma transformação entre todos aqueles que cuidam esta reforma da saúde mental. É também um marco na revolução dos direitos humanos, a nova lei da saúde mental, a passos largos, alinhando o nosso país com os princípios internacionais”, salientou Ana Paula Martins
Especialistas alertaram para a utilização de termos terapêuticos fora do contexto, bem como sugestões simplificadas para questões complexas e a promoção de suplementos não aprovados ou de tratamentos sem base científica
A Marvel tem expectativas elevadas para o desempenho de “Thunderbolts”, que se estima ter custado entre 150 e 200 milhões de dólares a produzir
Grande parte das chamadas estão relacionadas com sintomas de ansiedade.
Há casos em que a pessoa está convicta de uma realidade que não existe, mas aos olhos de quem está de fora pode ser interpretado como uma mentira, admite a psicóloga Renata Benavente. Mas há quem minta para se aproveitar de uma situação.
A atmosfera predominante de superproteção e o sentimentalismo tóxico desarmam o humano de um mundo que é também conflito e fracasso
No campo da saúde mental, é comum surgirem questões sobre as diferenças entre um psiquiatria e um psicólogo. A verdade é que têm formações, abordagens e práticas distintas. No entanto, podem trabalhar em conjunto.
A covid-19 foi das alturas mais impactantes em termos de saúde mental. “Dificilmente alguém ficou de fora, quer fosse dos mais ansiosos, quer fosse dos mais resilientes”, diz o psicólogo João Nuno Faria. Reconhece que a ansiedade e depressão estão no top 10 dos problemas da saúde mental, mas há outros que se têm agravado.
Medida foi aprovada em Conselho de Ministros.
Estudo envolveu mais de 12 mil portugueses e 91 centros de saúde.
“Agravou-se também significativamente a perceção sobre a sua saúde física e mental em todas as dimensões estudadas: saúde mental em geral; disfunção social; ansiedade e insónia; sintomatologia somática; sintomatologia de depressão grave”, lê-se numa nota.
Entre janeiro e setembro deste ano foram registadas 918 intervenções, abrangendo 2.391 pessoas.
Solicitações podem ser feitas através da nova página oficial do Governo (gov.pt).
Suicídio é uma das principais causas de morte na população mais jovem, sublinha a secretária de Estado da Saúde.
Mais psicólogos e psiquiatras, programas de mentorado e até APPs fazem parte do plano de prevenção e acompanhamento da saúde mental dos universitários de Lisboa. Os estudos, não sendo alarmantes, preocupam Reitoria.