O serviço militar deve voltar a ser obrigatório? E se houvesse mobilização: quem lutaria pelo país?
Serviço militar deve voltar a ser obrigatório? E se houvesse mobilização: quem lutaria pelo país?
Em debate, Francisco Proença Garcia, professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, com várias obras publicadas na área militar e geopolítica, e Marcos Perestrelo, ex-secretário de Estado da Defesa dos governos de António Costa e de José Sócrates, jurista e deputado.
Kim Seok-jin, membro da banda sul-coreana BTS, mostrou-se disposto a cumprir já os dois anos de serviço militar obrigatório no seu país.
Os membros dos BTS, a famosa banda de k-pop e uma das mais bem sucedidas em termos financeiros em todo o mundo, vão suspender a sua carreira musical até 2025. O cumprimento do serviço militar é obrigatório na Coreia do Sul – e está a dividir o país.
Na Coreia do Sul, todos os homens aptos entre os 18 e 28 anos têm de cumprir entre 18 e 21 meses de serviço militar. Prevê-se que a maior banda de K-pop volte aos palcos em 2025.
Todos os homens sul-coreanos têm de ter, pelo menos, 18 meses de serviço militar até aos 28 anos.
Ivan Gonçalves, líder da JS e deputado, diz que” não existe nenhuma razão para voltar a obrigar os jovens a cumprirem o serviço militar”
Três deputados socialistas pedem uma “reposta cabal” ao ministro da Defesa e manifestam-se contra reposição do SMO
Deputados do PS e PSD admitem que o país deve equacionar regresso do SMO. O assunto está longe de ser consensual nos principais partidos e divide a esquerda
O presidente do novo Partido Democrático Republicano (PDR), Marinho Pinto, quer acabar já com a ADSE e defende o regresso do serviço militar obrigatório ou cívico para os jovens entre os 18 e os 25 anos de idade. Num encontro com cerca de três centenas de militantes, em Braga, Marinho Pinto respondeu a todas as…