Apelo, uma vez mais, aos nossos governantes para que se pense a sério no problema e se invista, quanto antes, no Serviço Nacional de Saúde. Aquilo que ainda resta está em risco de ruína e a tendência é para piora
PJ diz que suspeita continuou a atuar no auxílio à imigração ilegal apesar de estar com pulseira eletrónica
O diretor-executivo reforçou que a pressão sobre os cuidados primários não é exclusiva de Portugal, mas sim transversal à Europa, destacando o envelhecimento da população e os fluxos migratórios como fatores determinantes para o aumento da procura
Ana Paula Martins reitera preocupação com novo subtipo do vírus Influenza e sublinha que impacto no SNS será superior a épocas anteriores. Cirurgias programadas podem ser suspensas e task-force foi ativada mais cedo.
Há que retirar ao Estado o seu papel de ator único através da evolução do SNS para um Sistema Nacional de Saúde, em que coexistirão as três iniciativas: a pública (o SNS), a privada e a social, mas onde a população continuará a ter os mesmos direitos e garantias de acesso gratuito
“Um médico tem que ir muito além da sua dimensão técnica, tem de ir também a uma dimensão cívica, coletiva e uma dimensão política”
Nova variante do vírus influenza já circula em Portugal e pode provocar sintomas mais intensos que a gripe comum. Identificada como H3N2 Kansas, esta estirpe representa um desafio acrescido para o sistema de saúde português.
O juiz desembargador aceitou o convite do Governo para assumir a direção da recém-criada Comissão de Combate à Fraude no Serviço Nacional de Saúde, estrutura que visa recuperar até 800 milhões de euros em desperdício e ilícitos.
Ana Paula Martins reiterou que Portugal tem atualmente taxas de cobertura vacinal “muito, muito elevadas” e que os serviços de saúde vão continuar “a insistir, a insistir, a insistir” para necessidade da população mais idosa e de risco tomar as vacinas porque “este ano a gripe vai ser um grande desafio”
A operação “Obélix”, da Polícia Judiciária, desmantelou um esquema de prescrição indevida de medicamentos para diabetes a pacientes não diabéticos, causando prejuízos significativos ao Estado.
Funcionárias de USF suspeitas de corrupção passiva e falsidade informática foram detidas no âmbito da Operação “Gambérria”
Facilmente se pode perceber que os problemas de que padece o SNS não se resolvem com mais recursos financeiros, mas sim com uma gestão que incentive as boas práticas e remunere a produtividade de quem realmente trabalha
Em 2024, 95,4% da população de Portugal continental vivia a menos de 60 minutos de uma urgência geral e pediátrica. No caso das urgências obstétricas e ginecológicas, a cobertura atingiu 93,9%
Guerra com tarefeiros ameaça agravar o caos nas urgências em pleno pico da gripe. Bastonário da Ordem dos Médicos teme ‘um desastre para o SNS’.
O SNS é um pilar do Estado Social e não pode sobreviver sustentado apenas por boas intenções e declarações de circunstância.
Autoridades avisam para sites e mensagens fraudulentas que simulam dívidas do SNS e pedem dados pessoais e bancários. Saiba como identificar o esquema e proteger-se.
Há quem se queixe que foi ‘obrigado’ a gastar mais dinheiro no privado do que seria necessário, há familiares que apresentam queixa por mortes ‘injustificadas’ e há quem desespere por uma cirurgia.
Ministra da Saúde afirma que já foi solicitado um reforço à Altice e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
“É uma transformação entre todos aqueles que cuidam esta reforma da saúde mental. É também um marco na revolução dos direitos humanos, a nova lei da saúde mental, a passos largos, alinhando o nosso país com os princípios internacionais”, salientou Ana Paula Martins