Entre 2021 e setembro deste ano, 329.837 estrangeiros não residentes em Portugal foram atendidos nas urgências hospitalares do SNS
A pré-triagem telefónica deverá ser feita preferencialmente por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica
«Não tem nada a ver com a imigração, já que se refere a estrangeiros não residentes em Portugal, nem se confunde com o chamado turismo de saúde, pois trata-se de uma utilização abusiva do SNS», esclareceu Miguel Guimarães.
“Mais que reduzir os internamentos é preciso criar condições para que os utentes destas estruturas obtenham a resposta necessária sem necessidade de recorrer aos serviços de urgência dos hospitais
“É com medidas destas, de recuperação financeira, de boa gestão, é com a recuperação das listas de espera, começando pelas cirurgias oncológicas, que estamos a melhorar os serviços”
O líder socialista argumentou que esta medida traduz “todo um programa político”
Ministra avançou que “no SNS a procura é muito maior do que a oferta”
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) destaca que a presença de médicos e enfermeiros internacionais pode ser “determinante em certas regiões”.
Nuno Jacinto alerta para o perigo de subalternização dos cuidados primários na nova estrutura do SNS. Reclama que os médicos de família nunca foram ouvidos e que ligar prescrição de exames diretamente à remuneração dos profissionais é ‘perverso’.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tem 8.000 unidades de sangue, quando por norma, neste período, a reserva do país ronda as 10.000
Por sua vez, sobre a gripe, das 722.407 pessoas vacinadas até ao último domingo, 218.704 tomaram a vacina em farmácias e 149.957 nos centros de saúde.
Francisco George recorda que temos um orçamento de 15 mil milhões para a Saúde, mas para a prevenção vai menos de 1%. Defende um programa nacional de vacinação para quem tem mais de 65 anos e não hesita: ‘Sabemos que as vacinas tem um custo benefício altamente favorável”.
O sindicado diz que, durante seis meses de reuniões, o Ministério da Saúde sempre disse compreender a necessidade de corrigir a situação que a classe enfrenta, mas ainda assim “nada foi efetivamente feito”.
Ano com maior número de receitas sem papel foi em 2019.
Destaque para a importância da realização de campanhas regulares em rádios locais, nos serviços de saúde, nas redes sociais, para motivar os fumadores e divulgar o tratamento
Governo vai investir 7,6 milhões de euros na vacinação.
Presidentes da ULS começaram a ser avisados que a saída está para breve. Garcia da Orta já foi e outros estão na calha. Ministra culpa as administrações pelo caos nas urgências e quer fazer a remodelação até ao final do ano e retirar competências às ULS
Está na hora de cumprirmos as promessas de vários governos: um Serviço de Saúde para todos…
A Direção Executiva do SNS pediu aos utentes para “ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808242424 antes de se dirigirem a um hospital”.