A etapa de Supertubos, em Peniche, volta a fazer parte do circuito mundial, é a única prova na Europa, e realiza-se entre 15 e 25 de março.
Cinco surfistas portugueses iniciaram a sua participação no Challenger Series, a segunda competição mais importante do mundo. O objetivo é entrar na elite mundial em 2025.
A eliminação não surpreendeu, já que obteve resultados modestos nas cinco etapas disputadas.
Francisca Veselko apaixonou-se pelo mar ainda criança, o mar retribui esse sentimento com o título mundial de juniores. Determinada e com um enorme talento para rasgar ondas, só descansa quando conquistar um lugar no circuito mundial de surf.
A surfista portuguesa está apurada para os jogos olímpicos.
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins dominaram o Caparica Surf Fest e qualificaram-se para o Challenger Serie. A competição esteve ameaçada pelo Nelson, mas a organização foi mais forte.
A última etapa do Qualifying Series realiza-se esta semana na Costa da Caparica. Esperam-se altas ondas para encontrar os novos campeões europeus, os surfistas portugueses estão na luta.
O terceiro dia de competição nos Supertubos de Peniche foi frustrante para os surfistas portugueses. Apesar do talento, Frederico Morais e o estreante Matias Canhoto foram eliminados.
Os surfistas australianos dominaram o primeiro dia de prova no Meo Rip Curl Pro, onde alguns favoritos foram surpreendidos. Frederico Morais e o estreante Matias Canhoto passaram à ronda seguinte. A ameaça de tempestade parou a prova.
Os grandes nomes do surf estão em Peniche para a terceira etapa do circuito mundial. Há três portugueses à espera das melhores ondas para brilhar num dos spots mais espetaculares. A prova está garantida, pelo menos, por mais dois anos.
Prova de Supertubos vai contar com os portugueses Frederico Morais, Joaquim Chaves e Francisca Veselko.
“Competir ao mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim”, admitiu o surfista.
Com apenas 21 anos, António Laureano enfrenta o Canhão da Nazaré com a maior naturalidade do mundo, mas ainda não encontrou a expressão certa para descrever o que sente quando desce pelas maiores ondas do mundo. Só de ver mete medo!
Francisco Spínola é diretor geral da World Surf League e aproveitou a qualidade das nossas ondas para trazer a Portugal a elite mundial do surf. Nesta entrevista falou-nos dos requisitos para estar na liga mundial, da evolução do surf e da sua importância para dinamizar algumas regiões.
Os pais e a irmã adaptaram a sua vida ao talento de Frederico, também conhecido por Kikas, e viajaram por todo o mundo, proporcionando-lhe uma formação e aprendizagem bem-sucedidas.
Portugal volta a ter um surfista a competir no circuito mundial.
O terceiro dia de provas no EDP Vissla Ericeira Pro 2023 foi bastante favorável aos surfistas portugueses. Frederico Morais, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot garantiram um lugar nos oitavos de final.
Frederico Morais venceu o seu heat com uma exibição perfeita. Bastaram duas ondas para fazer a diferença e garantir a passagem à ronda seguinte.
Devido às condições de mar, com ondas perfeitas, mas de pequena dimensão, a prova será reatada apenas na manhã de terça-feira.