Portugal escolheu bitola ibérica com a justificação de que é a usada em Espanha, Especialistas censuram a opção e lembram que quatro mil quilómetros de linhas de alta velocidade no país vizinho já são bitola europeia.
Este valor é inferior ao valor do bilhete num Alfa Pendular, que custa cerca de 40 euros.
Correspondente aos 71 quilómetros entre o Porto e Oiã, numa linha preparada para os 300 quilómetros por hora.
A linha deverá custar 4.500 milhões de euros e só estará pronta depois de 2023.
“Acho que é um momento que deve ser aplaudido, porque revela enorme maturidade democrática, e que é particularmente importante para um país onde as obras públicas são obsessivamente discutidas, e obsessivamente adiadas”, disse.
O investimento na ferrovia está a aumentar em Portugal, mas a opção do Governo pela bitola ibérica é a aposta correta? José Carlos Barbosa, engenheiro da CP e deputado do PS, é a favor. Fernando Nunes da Silva, professor e presid. ADFERSIT, é a favor da bitola europeia. O debate é aceso.
“Nada no discurso do chefe do Governo tem a ver com estratégia, mas com mesquinhez”, considera Sócrates.
A China é o maior país de comércio de bens do mundo, o maior destino de investimento estrangeiro e o maior parceiro comercial de mais de 120 países e regiões.
Pedro Nuno Santos prometeu ligação ferroviária moderna do Porto para Vila Real e Bragança, mas especialistas ‘desconfiam’ do projeto. Com o fim da ‘ponte aérea’, a melhor alternativa de Trás-os-Montes para chegar à capital é… ir a Espanha e apanhar comboio rápido para Madrid. Em Aveiro, estações fazem ‘estalar’ polémica.
Maquinista teve de ser transportado de helicóptero.
Governos português e espanhol aguardam estudo para avaliar proposta de organizar Mundial em 2030
Nova linha ferroviária entre Évora e Mérida será feita em corredor transeuropeu, que permite alta velocidade
Uma fonte da Comissão Europeia tinha referido que seria construída uma linha de alta velocidade.
António Costa disse recentemente que o TGV é ‘um tabu e vai sê-lo por muito tempo’, mas o projeto de alta velocidade no país já arrancou com a construção do troço Évora/Elvas. A este vai unir-se Sines/Poceirão.
Os incêndios do verão e do outono foram o momento mais traumático da vida política, o comboio de alta velocidade é uma questão adiada por muito tempo, o passado é o passado, o investimento estrangeiro é decisivo e que será candidato nas próximas eleições
Ex-primeiro-ministro recebeu luvas com os negócios da Portugal Telecom, do TGV e do empreendimento Vale do Lobo.
Consórcio Elos acabou por ganhar o direito a uma indemnização do Estado de 150 milhões de euros. A escassa viabilidade do projeto parecia ser algo que o consórcio já previa
Uma travagem tardia esteve na origem do descarrilamento de um comboio de alta velocidade (TGV) no sábado passado no leste de França que causou 11 mortos, divulgou hoje a empresa público-privada francesa de caminhos-de-ferro (SNCF).