No DCIAP liderou a investigação de alguns dos crimes mais complexos em Portugal, incluindo a Operação Marquês, a Operação Fizz e os caso dos Vistos Gold
A entidade diz ainda que a implementação da revisão da despesa em Portugal “ainda não se encontra instituída enquanto rotina integrada no ciclo anual do processo do Orçamento do Estado.
Críticas surgem depois de o Tribunal de Contas Europeu ter apontado o dedo a Bruxelas e aos Estados-membros pelos ‘fracos’ resultados dos fundos de coesão.
Para o líder do partido, os comportamentos, praticados pelo governo socialista, são “politicamente graves” e “parecem atos de gestão bastante gravosos”.
O Tribunal de Contas (TdC) deu ‘luz verde’ ao novo Hospital Lisboa Oriental, que terá um investimento de cerca de 380 milhões de euros, nos próximos três anos. Em comunicado, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “após a verificação de todas as condições precedentes, nomeadamente as referentes ao financiamento deste importante projeto…
A 30 de abril, a provedora da SMCL, e os respetivos elementos da mesa, foram exonerados, mantendo-se ainda em funções até à nomeação da nova equipa.
Mais de metade dos contratos foram realizados nessa modalidade.
O Tribunal de Contas (TdC) revelou, esta quarta-feira, que os preços definidos, pelo Governo, para os testes de diagnostico à covid-19, resultaram num aumento da despesa pública, estimado em 154,4 milhões de euros, entre 2020 e 2021.
Resultado “é um benefício notável da privatização”, diz Thierry Ligonniére
Face a este cenário, o Tribunal de Contas fez várias recomendações ao Governo e recomendou “o aceleramento da execução do PRR, com vista ao cumprimento do calendário e concretização dos desembolsos da Comissão Europeia”.
Em causa está a adjudicação por ajuste direto do transporte escolar no âmbito da concessão do transporte regular de passageiros na CIMAT.
“O mesmo seria, com as devidas adaptações, comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais”, considera o Tribunal de Contas.
Na sequência das polémicas que envolvem a companhia aérea.
Alerta é dado pelo Tribunal de Contas e chama a atenção para a diminuição da arrecadação de impostos locais, como o IMT. Também a cobrança de taxas e tarifas foi penalizada.
Entidade definiu, para os próximos três anos, “três grandes objetivos estratégicos” e há vários eixos prioritários.
Confederação Empresarial de Portugal (CIP) reage ao relatório do Tribunal de Contas e diz que conclusões são “graves e preocupantes” mas não surpreendem.
Informação dada pelo Ministério não foi considerada nem completa, nem suficiente, não tendo promovido a responsabilização e transparência.
Tribunal de Contas diz que continua a verificar-se “insuficiências de documentação e fundamentação das decisões”.
O parecer do Tribunal de Contas, a que o Nascer do SOL teve acesso, reitera fortes críticas às alterações ao Código dos Contratos Públicos, proposto pelo Governo de António Costa e promulgado pelo Presidente Marcelo. Diz mesmo que facilita a ‘corrupção’ e o ‘concluio na contratação pública’ e a ‘distorção da concorrência’.