O plano de paz americano pode ser um passo decisivo para a resolução do conflito, mas gerou controvérsia. A Europa já apresentou uma contraproposta.
Os dois líderes concordaram encontrar-se para “ver se podemos pôr fim a esta guerra ‘inglória’ entre a Rússia e a Ucrânia”.
É o primeiro encontro entre os presidentes russo e norte-americano desde o início da invasão da Ucrânia. A assistir de fora ficam a União Europeia e Volodymr Zelensky. Mas a guerra não será o único tema em cima da mesa.
A reunião teve lugar esta quarta-feira, dois dias antes do fim do ultimato dado pelo Presidente dos Estados Unidos para que a Rússia suspenda a sua ofensiva militar.
Foi encontrado dento do seu carro com ferimentos de bala. Média russos referem suicídio.
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse eu, muitas coisas muito más já teriam acontecido à Rússia, e quero dizer MUITO más”
“Sempre tive muito boas relações com o presidente russo, Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ficou completamente louco!”, escreveu, no domingo, o presidente norte-americano, numa mensagem publicada na sua rede social, Truth Social.
O Presidente dos EUA contou que russos e ucranianos vão começar a negociar “imediatamente com vista a um cessar-fogo e, mais importante ainda, a pôr fim à guerra”
Putin e Lavrov não estarão presentes nas conversações de paz em Istambul.
Guerra da Ucrânia está em pano de fundo na comemoração dos 80 anos da vitória sobre a Alemanha Nazi e dos 25 anos da chegada ao poder do presidente russo, que olha para o Ocidente como inimigo numa História própria
Ao mesmo tempo criticou as tentativas de alguns Estados de impor a sua vontade aos outros com base no que chamou a sua exclusividade
Publicação de Trump é feita no mesmo dia em que Kiev e Moscovo trocam acusações sobre violação de trégua de 30 horas, no tempo pascal.
Talvez seja pela inexistência de uma proteção natural de montanhas ou rios que a Rússia continua autoritária na sua natureza e não se liberta da obsessão de uma ameaça de invasão
Numa conferência de imprensa sobre o Ártico em Murmansk, no noroeste da Rússia, o líder russo disse ser “evidente” que os Estados Unidos irão continuar “a promover sistematicamente os seus interesses geoestratégicos, político-militares e económicos no Ártico”.
Líder ucraniano diz que a Rússia não quer a paz e que Putin não cumpriu a sua palavra.
A Rússia anunciou ainda a troca de 175 prisioneiros de guerra com a Ucrânia na quarta-feira
Dmitry Peskov admite que já existe um “certo entendimento” entre Donald Trump e Vladimir Putin.
“O encontro entre Witkoff e Putin terá lugar esta tardeà porta fechada”, disse o conselheiro presidencial para os assuntos internacionais, Yuri Ushakov, ao diário Izvestia, de acordo com as agências de notícias internacionais.
Putin falava aos militares que combateram na Ucrânia, numa cerimónia organizada no Kremlin para assinalar o Dia dos Defensores da Pátria