Apesar de reconhecer que o plano “provavelmente não é perfeito em todos os aspetos”, o Presidente ucraniano admitiu que qualquer acordo de paz implicará concessões
O plano de paz americano pode ser um passo decisivo para a resolução do conflito, mas gerou controvérsia. A Europa já apresentou uma contraproposta.
O Presidente dos Estados Unidos mostrou-se otimista após as negociações em Genebra e sugeriu que progressos significativos poderão estar a ser feitos para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Os dois líderes concordaram encontrar-se para “ver se podemos pôr fim a esta guerra ‘inglória’ entre a Rússia e a Ucrânia”.
Líder norte-americano fez o anúncio após ter sido questionado por jornalistas a bordo do avião presidencial, durante o voo de regresso a Washington, vindo do Médio Oriente.
Zelensky, considerou que o número de países na força é uma «vitória» e que conta «com o apoio dos EUA».
As reações ao trágico acidente do Elevador da Glória correram mundo e chegaram mensagens de pesar de muitos líderes estrangeiros. Por cá, o luto nacional levou partidos e entidades a cancelar agendas e inúmeras atividades.
Zelensky fez várias declarações nas últimas horas para insistir na necessidade de garantias de segurança para a Ucrânia e para a Europa
É o primeiro encontro entre os presidentes russo e norte-americano desde o início da invasão da Ucrânia. A assistir de fora ficam a União Europeia e Volodymr Zelensky. Mas a guerra não será o único tema em cima da mesa.
Vladimir Putin continua a afirmar que não estão reunidas as condições para um encontro com Zelensky, mas Trump continua a exercer pressão sobre o líder russo para forçar um encontro de alto nível entre Kiev e Moscovo.
Após pressões internas e externas, Zelensky viu-se forçado a reverter lei controversa.
Zelensky afirmou que a Ucrânia está disposta a aceitar qualquer formato de negociação que traga resultados concretos
Putin e Lavrov não estarão presentes nas conversações de paz em Istambul.
O acordo visa criar um fundo “para investir na Ucrânia e ganhar dinheiro aqui” e diz respeito à extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, aos quais as empresas norte-americanas terão acesso
Publicação de Trump é feita no mesmo dia em que Kiev e Moscovo trocam acusações sobre violação de trégua de 30 horas, no tempo pascal.
Esta foi a única deslocação ao estrangeiro que o presidente da AR manteve na agenda após Marcelo Rebelo de Sousa ter dissolvido o Parlamento.
“A Ucrânia teve a coragem de aceitar um cessar-fogo incondicional. Não houve resposta russa, mas novas condições e intensificação dos ataques”, disse o líder ucraniano, após uma cimeira que decorreu em Paris, França, e que reuniu cerca de 30 países.
Líder ucraniano diz que a Rússia não quer a paz e que Putin não cumpriu a sua palavra.
O discurso de Vance foi mais significativo e premonitório do que todas as tiradas provocatórias e exageros histriónicos da dupla Trump/Musk