Num momento marcado por níveis preocupantes de pobreza, Cavaco Silva dá um sinal de apoio e reconhecimento àqueles que se dedicam a ajudar os mais desfavorecidos.
“Os tempos difíceis que muitos portugueses atravessam puseram em maior evidência o trabalho notável, quase sempre discreto e silencioso, de um grande número de instituições sociais”, justificou o chefe de Estado.
A Comunidade Vida e Paz, que se destaca no auxílio prestado aos sem abrigo, foi condecorada pelo Presidente como membro honorário da Ordem da Liberdade.
Como membros honorários da Ordem do Mérito foram condecoradas a Associação Cais, a Liga Portuguesa contra a Sida, a Casa dos Rapazes, a Associação Portuguesa de Deficientes e a SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria.
“Todas estas instituições têm procurado, de forma inovadora, com novos projectos e novas ideias, ser um referencial de esperança para milhares de pessoas que são tocadas pela generosidade e o altruísmo de todos os que com elas colaboram", afirmou o presidente português.
Cavaco Silva realçou ainda o "contributo imprescindível" das seis Instituições de Solidariedade Social condecoradas, "no trabalho contra a exclusão social" e no apoio aos "mais frágeis" da sociedade, "sem qualquer busca de reconhecimento".