Costa rejeita militantes de outros partidos a votar nas primárias

António Costa apresentou, na Comissão Nacional do PS, um projecto de regulamento das eleições primárias onde rejeita que militantes de outros partidos possam votar no candidato socialista a primeiro-ministro.

Costa rejeita militantes de outros partidos a votar nas primárias

Na proposta de Costa, os simpatizantes não podem ser militantes de outros partidos e devem declarar que se identificam com a Declaração de Princípios do PS. Os militantes da JS com mais de 18 anos e que não sejam filiados no PS também podem ter este estatuto. 

Os simpatizantes terão que se inscrever de 1 a 26 de Julho, em qualquer sede do partido ou por via electrónica, preenchendo um impresso próprio.

A Comissão que fiscalizará todo o processo das primárias deverá ser eleita por maioria de dois terços dos membros da Comissão Política Nacional, propõe Costa. O presidente da Câmara de Lisboa propôs também que as primárias se realizassem a 14 de Setembro, em vez de 28 de Setembro como estão marcadas.

Jorge Coelho é o nome de Costa para presidir à Comissão Organizadora das primárias e António Vitorino à Comissão de Fiscalização. 

sonia.cerdeira@sol.pt