Exame de Matemática do 9.º ano demasiado ‘fácil’

O exame de Matemática do 9.º ano, realizado hoje, foi “substancialmente mais fácil”, ficando aquém do grau de dificuldade adequado ao final do 3.º Ciclo, disse à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. 

Exame de Matemática do 9.º ano demasiado ‘fácil’

"É expectável e até natural que a média nacional nesta prova suba, em relação aos anos anteriores, sem que isso signifique necessariamente uma melhoria do desempenho escolar dos nossos alunos", afirmou Miguel Abreu.

A SPM considera positivo que a prova do 9.º ano apresente, pela primeira vez, uma parte de resolução sem calculadora, mas entende que não contém itens que permitam seleccionar um aluno de nível cinco.

"Achamos que qualquer aluno de nível 3 deveria ter um resultado acima dos 60% nesta prova, qualquer aluno de nível 4 deveria conseguir resolver a prova na sua totalidade correctamente e não há itens nesta prova que de facto distingam um aluno de nível 5", declarou.

Miguel Abreu considerou que o grau de exigência não é comparável com o ano passado.

A Associação de Professores de Matemática, por seu lado, considerou mais clara e objectiva do que no ano passado a prova final da disciplina realizada hoje pelos alunos do 9.º ano.

Quase 106 mil alunos do 9.º ano de escolaridade estavam inscritos nas provas finais do 3.º ciclo, segundo dados do Ministério da Educação.

Lusa/SOL