Como nos campos de futebol, a luta entre os três grandes também é renhida nos ecrãs. A Sporting TV mostrou logo no primeiro dia de emissão (17 de Julho) que está disposta a dar luta à Benfica TV e ao Porto Canal ao conquistar na estreia o primeiro lugar nas audiências diárias.
Aliás, no lançamento do canal disponível na MEO e na NOS, o presidente da Sporting TV garantiu que o novo projecto se ia destacar pela diferença. «Não acreditamos no modelo em que os clubes transmitem os próprios jogos, por uma questão de coerência», disse Bruno de Carvalho.
Aparentemente, a fórmula está a resultar e a Sporting TV deu luta aos rivais na sua semana de estreia. Logo no primeiro dia de emissão, a Sporting TV conseguiu a liderança entre os canais dos três principais clubes portugueses.
Nesse dia, segundo dados da CAEM/Mediamonitor, o segundo lugar coube ao Porto Canal que, desde Agosto de 2011, tem a sua programação desportiva comandada pelo FC Porto. Foi nessa altura, recorde-se, que a SAD presidida por Pinto da Costa entrou no capital do canal regional dedicado ao Norte do país.
Já a BVT1 (a nova designação adoptada pela Benfica TV) – que transmite em exclusivo os jogos do Benfica no Estádio da Luz e é reservada a assinantes – não entrou sequer no top 30 dos canais mais vistos, conseguindo um share de audiências de 0% e apenas 800 espectadores.
No segundo dia de transmissão da Sporting TV, os ‘encarnados’ voltaram ao primeiro lugar, com 14 mil espectadores. A Sporting TV caiu para os 9 mil e o Porto Canal para os 4.200.
A disputa dos três grandes continuou renhida durante toda a primeira semana de emissão da estação do clube de Alvalade. Mas, nas contas globais, foi a BTV1 a liderar nas audiências dos três canais, com um share médio de 0,4% e 6.700 espectadores:
Sporting TV
Espectadores / Share
Dia
17 7.400 / 0,4
18 9.100 / 0,5
19 5.500 / 0,3
20 7.900 / 0,4
21 3.800 / 0,2
22 1.900 / 0,1
23 2.000 / 0,1
MÉDIA 5.400 / 0,3
Benfica TV
Espectadores / Share
Dia
17 800 / 0,0
18 14.000 / 0,8
19 1.000 / 0,0
20 19.200 / 0,9
21 1.600 / 0,1
22 800 / 0,0
23 9.500 / 0,5
MÉDIA 6.700 / 0,4
Porto Canal
Espectadores / Share
Dia
17 4.900 / 0,3
18 4.200 / 0,2
19 4.400 / 0,2
20 3.500 / 0,2
21 5.200 / 0,3
22 4.000 / 0,2
23 4.900 / 0,3
MÉDIA 4.400 / 0,2