Gigante petrolífero russo pede ajuda financeira ao Kremlin

A gigante petrolífera russa Rosneft pediu ao Governo de Vladimir Putin ajuda financeira, que pode chegar aos 30 mil milhões de euros, informou esta quinta o jornal Vedomosti.  

Gigante petrolífero russo pede ajuda financeira ao Kremlin

O director geral da empresa, Igor Sechin – mantém relações estreitas com o Presidente russo, que conheceu há mais de 25 anos –, propôs ao Governo que compre a dívida da empresa como forma de financiamento. Detida em 70% pelo Estado russo, a Rosneft representa mais de 40% da produção de petróleo na Rússia. 

A petrolífera, como outras companhias russas, está impossibilitada de se financiar no mercado europeu e norte-americano devido às sanções impostas por causa do conflito na Ucrânia. UE e EUA apenas permitem que a banca disponibilize crédito a empresas russas por meio de empréstimos com a duração máxima de 90 dias. Dado o elevado montante em causa (30 mil milhões), é impossível a empresa financiar-se desta forma.

Ainda segundo o diário Vedomosti, não há dinheiro suficiente no fundo estatal do Governo de Putin – criado precisamente para estas injecções de capital a empresas em dificuldades. O fundo teria 62 mil milhões de euros disponíveis, mas entretanto outras companhias já recorreram as verbas. Nem a Rosneft nem o Kremlin comentaram. 

As sanções impostas pelos países ocidentais começam a afectar as empresas russas. De acordo com a Reuters, Gazprombank, VEB e Banco Agrícola da Rússia também já pediram auxílio financeiro.