A nota da FPF diz que o organismo "já está a trabalhar numa solução". "Uma solução estruturada para dirigir as nossas selecções e que será conhecida em breve".
A derrota no último domingo da selecção frente à Albânia (0-1 em Aveiro) para a qualificação ao Europeu 2016 foi a gota de água, depois de um desempenho paupérrimo no Mundial 2014, no Brasil – a formação portuguesa não passou a fase de grupos.
O primeiro jogo de qualificação para o próximo Campeonato da Europa foi o fim do caminho para Bento, com um desaire histórico ante uma selecção (Albânia) com um ranking bem mais baixo.
O treinador, de 41 anos, assumiu a equipa técnica de Portugal em Setembro de 2010, depois do fracasso de Carlos Queiroz no Mundial da África do Sul. Paulo Bento levou a selecção ao Europeu de 2012, alcançando as meias-finais dessa fase final.
A 9 de Abril deste ano, a Federação prolongou o seu contrato até o fim da fase final do Euro 2016, vínculo que não resistiu até ao fim devido aos maus resultados.
Percurso como seleccionador
Portugal (Início a 21 de Setembro de 2010)
Jogos: 47
Vitórias: 26 (55,3%)
Empates: 12 (25,5%)
Derrotas: 9 (19,2%)
Golos marcados: 91
Golos sofridos: 49
Percurso
Qualificação para o Europeu (Polónia-Ucrânia 2012) – 3.º lugar
Qualificação para o Mundial (Brasil 2014) – Fase de grupos
O COMUNICADO DA FPF:
"A Federação Portuguesa de Futebol comunica que hoje, 11 de setembro, termina o vínculo contratual de Paulo Bento com a FPF e ao serviço das Seleções.
Esta foi uma decisão tomada conjuntamente entre a Direção da FPF e Paulo Bento.
Agradecemos tudo o que Paulo Bento fez pela nossa Seleção, nomeadamente pelo apuramento de Portugal para o EURO 2012 e para o Mundial 2014.
A FPF já esta a trabalhar numa solução estruturada para dirigir as nossas Seleções e que será conhecida em breve.
Mais uma vez obrigado ao treinador Paulo Bento."
Notícia em actualização