Os presidentes dos grupos políticos do parlamento aprovaram hoje, em Estrasburgo, o calendário definitivo das audições aos comissários designados para a nova Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker, e, como constava do calendário provisório, Carlos Moedas, a quem foi atribuída a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, será dos primeiros comissários a comparecer perante os eurodeputados, logo no segundo dos sete dias de exames.
Carlos Moedas terá a sua audição perante a comissão parlamentar de Indústria, Investigação e Energia na manhã de 30 de Setembro — entre as 09h00 e as 12h00 locais -, sendo o quinto comissário indigitado a ser questionado pelos eurodeputados, depois de, na véspera, terem lugar audições aos comissários designados por Alemanha, Suécia, Croácia e Malta.
A comissão parlamentar de Investigação é presidida pelo polaco Jerzy Buzek, antigo presidente do Parlamento Europeu e que é também responsável pela supervisão do conjunto das audições aos comissários indigitados para a "Comissão Juncker".
Da comissão fazem parte os eurodeputados portugueses Carlos Zorrinho (PS), membro efectivo, e João Ferreira (PCP) e Marisa Matias (Bloco de Esquerda), membros suplentes.
As audições aos comissários indigitados decorrerão até 7 de Outubro, devendo a conferência de presidentes do Parlamento — que reúne os líderes dos grupos políticos — reunir-se a 9 de Outubro para avaliar as audições.
A 22 de Outubro, em Estrasburgo, França, a assembleia irá então pronunciar-se sobre se aceita ou não a Comissão no seu todo (Juncker já foi eleito pelo hemiciclo em Julho passado).
A "Comissão Juncker" deve suceder à Comissão Barroso a 1 de Novembro.
Lusa/SOL