Cristiano Ronaldo tem perfil para ser treinador da selecção, diz escritora

A escritora espanhola Leonor Gallardo, autora do livro “Código Mourinho”, disse hoje que Cristiano Ronaldo será, futuramente, treinador, provavelmente da selecção portuguesa de futebol, devido ao seu perfil de líder, característica que o “rival” Messi “não tem”.

Cristiano Ronaldo tem perfil para ser treinador da selecção, diz escritora

Doutorada em Ciências da Actividade Física e Deporto, Leonor Gallardo é conhecida pelos livros escritos sobre talento e liderança, comparando Guardiola a Mourinho e Messi a Cristiano Ronaldo, tendo vendido mais de 100 mil exemplares em Espanha do "Código Mourinho".

A escritora participou hoje numa conferência, promovida pela Escola de Desporto de Rio Maior, sobre "Liderança e Talento: as chaves do êxito", no qual falou das características que determinaram o sucesso de José Mourinho, Pepe Guardiola, Leonel Messi e Cristiano Ronaldo.

Apesar de rivais, uns como treinadores e outros como jogadores, Leonor Gallardo vê em Guardiola e Mourinho características semelhantes, mas o mesmo não acontece com Ronaldo e Messi.

À agência Lusa, Leonor Gallardo disse mesmo que o número 7 português será "treinador, no futuro", mas que Messi não.

"São os dois melhores jogadores do mundo, mas muito diferentes. Ronaldo vai ser treinador, certamente, talvez da selecção portuguesa. Ele é um líder, o Messi não", afirmou a especialista, sublinhando que o argentino "vive numa bolha, focado apenas em jogar à bola".

Por sua vez, entre Mourinho e Guardiola, o perfil de líder é partilhado, embora considere que o treinador português "é único".

"Diz o que pensa, não tem medo. Sabe os riscos que corre, mas protege sempre a sua equipa e leva tudo isso às costas", apontou.

A chave do êxito, considerou, está em "estar rodeado dos melhores" e trabalhar arduamente.

"Ninguém nasce com talento. O talento trabalha-se, mas há que ter predisposição para isso", disse a escritora, recusando que o factor sorte ocupe apenas 5% do sucesso.

Leonor Gallardo disse ainda que contactar com estes nomes do futebol e escrever sobre eles foi "bastante simples".

"São pessoas normais, muito disponíveis, que falaram deles à vontade. Foi muito fácil", sustentou.

O próximo livro da escritora será, precisamente, sobre o êxito, talento e liderança, para explicar o que leva uns a ter sucesso e outros não.

Lusa/SOL