Doutorada em Ciências da Actividade Física e Deporto, Leonor Gallardo é conhecida pelos livros escritos sobre talento e liderança, comparando Guardiola a Mourinho e Messi a Cristiano Ronaldo, tendo vendido mais de 100 mil exemplares em Espanha do "Código Mourinho".
A escritora participou hoje numa conferência, promovida pela Escola de Desporto de Rio Maior, sobre "Liderança e Talento: as chaves do êxito", no qual falou das características que determinaram o sucesso de José Mourinho, Pepe Guardiola, Leonel Messi e Cristiano Ronaldo.
Apesar de rivais, uns como treinadores e outros como jogadores, Leonor Gallardo vê em Guardiola e Mourinho características semelhantes, mas o mesmo não acontece com Ronaldo e Messi.
À agência Lusa, Leonor Gallardo disse mesmo que o número 7 português será "treinador, no futuro", mas que Messi não.
"São os dois melhores jogadores do mundo, mas muito diferentes. Ronaldo vai ser treinador, certamente, talvez da selecção portuguesa. Ele é um líder, o Messi não", afirmou a especialista, sublinhando que o argentino "vive numa bolha, focado apenas em jogar à bola".
Por sua vez, entre Mourinho e Guardiola, o perfil de líder é partilhado, embora considere que o treinador português "é único".
"Diz o que pensa, não tem medo. Sabe os riscos que corre, mas protege sempre a sua equipa e leva tudo isso às costas", apontou.
A chave do êxito, considerou, está em "estar rodeado dos melhores" e trabalhar arduamente.
"Ninguém nasce com talento. O talento trabalha-se, mas há que ter predisposição para isso", disse a escritora, recusando que o factor sorte ocupe apenas 5% do sucesso.
Leonor Gallardo disse ainda que contactar com estes nomes do futebol e escrever sobre eles foi "bastante simples".
"São pessoas normais, muito disponíveis, que falaram deles à vontade. Foi muito fácil", sustentou.
O próximo livro da escritora será, precisamente, sobre o êxito, talento e liderança, para explicar o que leva uns a ter sucesso e outros não.
Lusa/SOL