Passos quer legislação para evitar erros como os da PT

O primeiro-ministro defendeu hoje “uma legislação mais ambiciosa e mais abrangente” para a governação das empresas, que torne mais clara a fronteira entre responsabilidades de administradores e as responsabilidades dos accionistas e desta forma possa evitar situações como as que ocorreram na PT.

Passos quer legislação para evitar erros como os da PT

"Se queremos aprender com o que se passou na PT, é para aqui que temos de olhar. O que se passou não devia ter acontecido. Cabe agora prevenir para que não volte a repetir-se", afirmou Pedro Passos Coelho, numa conferência sobre crescimento económico promovida pela SIC-Notícias, em Lisboa.

Sem especificar que alterações legislativas defende, o líder da coligação PSD/CDS considerou que é preciso "programar uma legislação mais ambiciosa que cubra todas as empresas do tecido produtivo, e não apenas as cotadas em bolsa".

"O objectivo tem de ser a introdução de melhores regras e de boas práticas, acompanhando as melhores práticas internacionais. Para quê? Para garantir mais concorrência na economia, mais transparência nas decisões, mais racionalidade na geração de valor. Para tornar mais clara a divisão de tarefas e responsabilidades entre a administração e os accionistas. Para separar com nitidez a caixa de quem detém a propriedade, de um lado, da caixa que pertence à empresa, do outro. Para separar bem a responsabilidade pessoal da responsabilidade social da empresa", rematou Passos Coelho.

sofia.rainho@sol.pt