Em 2015 há novas regras no futebol

Rumo ao Euro-2016

Em 2015 há novas regras no futebol

Carimbar a qualificação

O jogo frente à Sérvia, a 29 de Março, na Luz, será o primeiro duelo oficial da Selecção nacional em 2015 e uma vitória permite a liderança isolada no Grupo I da fase de qualificação para o Euro-2016.
Depois de um pontapé de saída atribulado, com uma derrota frente à Albânia (1-0), a equipa das quinas bateu a Dinamarca e a Arménia e ficou a um ponto do topo da tabela, ocupado pelos dinamarqueses, que contam com mais uma partida (4).

O apuramento para a fase final, a realizar em França, será discutido ao longo de cinco jogos até ao fim de 2015: visitas à Arménia, Albânia e Sérvia, intercaladas com as recepções à Sérvia e Dinamarca.
Os dois primeiros lugares do grupo dão passaporte directo para solo francês, enquanto o terceiro, a não ser que seja o melhor dos vários grupos, remete para um playoff a duas mãos.

Hugo Alegre

Europeu sub-21

Esperança nos invictos

Sete anos depois, a Selecção nacional de sub-21 regressa ao Campeonato da Europa, que se vai disputar na República Checa entre 17 e 30 de Junho.

A equipa de Rui Jorge chega à competição depois de uma fase de qualificação 100% vitoriosa: aos oito triunfos somados na fase de grupos, a equipa de Bruma, Rafa e João Mário saiu vitoriosa dos dois duelos frente à Holanda no playoff final. Razões de sobra para acreditar num desempenho de sucesso.

O técnico não assume a candidatura a um título que Portugal nunca conquistou, mas pretende garantir a presença nas meias-finais. Feito que representaria o regresso da Selecção aos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro em 2016, oito anos depois de Atenas-2008.

Portugal está inserido no grupo B, com Inglaterra, Itália e Suécia e estreia-se frente aos britânicos a 18 de Junho.

Can-2015

Fintar o Ébola na Guiné

A selecção de Cabo Verde, liderada por Rui Águas, será a única representante lusófona do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputará na Guiné Equatorial entre 17 de Janeiro e 8 de Fevereiro.

Uma competição que terá impacto no futebol português, já que duas das principais figuras de dois dos 'grandes' nacionais estarão ausentes pelo menos durante o mês de Janeiro. O sportinguista Slimani e o portista Brahimi são estrelas da selecção da Argélia, que depois de ter alcançado os oitavos-de-final do Mundial-2014 está entre as favoritas à vitória.

Mas o equilíbrio promete reinar numa prova já conquistada por nove dos 16 participantes, dos quais apenas três nunca disputaram a final. Um deles é a Guiné Equatorial, que depois de falhar a qualificação foi chamada a organizar a prova devido à recusa de Marrocos, relacionada com o receio de ver a epidemia do Ébola chegar ao país. 

Futebol em mudança

Da Liga Europa para

A Champions, sem fundos
Das alterações anunciadas às mudanças de última hora, passando pelas intenções declaradas do líder da FIFA, o futebol prepara-se para um ano cheio de novidades fora das quatro linhas.

A nível europeu, esta será a primeira época em que o vencedor da Liga Europa ganhará o direito de participar na Liga dos Campeões da temporada seguinte. O clube vencedor da segunda competição da UEFA terá lugar reservado no playoff de apuramento para a Champions mas até pode ser colocado directamente na fase de grupos caso o vencedor da prova-rainha garanta a qualificação na sua liga doméstica.

Também confirmada está a proibição da co-propriedade de jogadores por clubes e fundos de investimento, decretada pela FIFA na semana passada. A regra entrará em vigor a 1 de Maio, sendo que os acordos existentes ficarão salvaguardados até ao final dos contratos.

Ainda na FIFA, o presidente Sepp Blatter manifestou a vontade de “testar” o recurso a imagens de TV em lances polémicos durante o Mundial de sub-20 do próximo ano. A ideia do suíço é dar aos treinadores a oportunidade de reclamar da decisão arbitral “uma ou duas” vezes em cada parte. Se tiverem razão, a decisão arbitral fica sem efeito.

O ano verá ainda a Alemanha aderir à tecnologia para confirmar a passagem da bola na linha de golo, que a Inglaterra estreou em 2014.

Fórmula 1

Vettel para ressuscitar a Ferrari

Pela primeira vez desde 2010, a época de Fórmula 1 acabou sem que Sebastian Vettel celebrasse o título de campeão mundial. Com a Red Bull ultrapassada pela Mercedes – que viu Lewis Hamilton somar o seu segundo título -, o alemão de 27 anos abraçou o maior desafio da carreira para “cumprir um sonho de criança”: ser piloto da Ferrari. A missão passa por recolocar o mais titulado construtor do circuito no trilho das vitórias, que escapam à equipa italiana desde 2007.

Vettel assume ter uma “montanha de trabalho” pela frente para conseguir fazer o que Fernando Alonso não conseguiu nos últimos quatro anos – o espanhol, campeão mundial em 2005 e 2006, vai agora iniciar uma nova etapa ao serviço da McLaren.

Nuno Escobar de Lima

Atenção a…

Portugal no Mundial sub-20

Os portugueses que se sagraram vice-campeões da Europa de sub-19 serão uma das 12 equipas que tentarão o título mundial de sub-20, entre 30 de Maio e 20 de Junho, na Nova Zelândia.

Europeu de basquetebol

Numa inédita co-organização de quatro países – Alemanha, Croácia, Letónia e França -, o Europeu de basquetebol realiza-se entre 5 e 20 de Setembro. A Espanha de Pau Gasol tenta regressar aos títulos depois de há um ano ter falhado a final pela primeira vez desde 2005.

Atletismo volta a Pequim

Depois das Olimpíadas de 2008, o 'Ninho de Pássaro' de Pequim volta a ser palco de uma grande competição de atletismo, desta vez os Mundiais ao ar livre. De 22 a 30 de Agosto.

Futsal leonino na elite europeia

Após bater os campeões de Espanha – Inter Movistar – na ronda de qualificação, o Sporting vai marcar presença na final four da UEFA Futsal Cup 2015, de 23 a 26 de Abril. Barcelona, Dínade Moscovo e Kairat Almaty (Cazaquistão) são os adversários.