O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, acompanhará Cavaco Silva nesta deslocação e representará o Governo português na cerimónia de tomada de posse de Filipe Nyusi.
Além desta vertente política, o programa da visita de Cavaco Silva terá ainda uma vertente económica e empresarial.
O programa de Cavaco Silva em Moçambique inicia-se hoje com um encontro com o Presidente cessante da República de Moçambique, Armando Guebuza, seguindo-se, à tarde, uma visita à empresa portuguesa MCM – Mozambican Cotton Manufacturers.
Ao final do dia, o chefe de Estado português tem ainda previsto um encontro com empresários portugueses estabelecidos em Moçambique.
A tomada de posse do novo presidente moçambicano irá realizar-se na quinta-feira de manhã, na Praça da Independência, em Maputo, seguindo-se depois uma recepção oficial no Palácio da Ponta Vermelha.
Ainda na quinta-feira, Cavaco Silva visitará o Instituto do Coração, em Maputo, e, no último dia da deslocação, sexta-feira, o chefe de Estado irá encontrar-se com o novo Presidente da República de Moçambique, com personalidades moçambicanas e, antes de regressar a Portugal, com a comunidade portuguesa residente no país.
Lusa/SOL