Santana Lopes adia candidatura a Belém

Santana Lopes anunciou esta noite que já não irá tomar a decisão sobre uma candidatura presidencial em Março ou Abril. “Sobre presidenciais até Outubro não falo mais”, disse na SIC-Notícias, depois de declarar que iria adiar o seu avanço, que o próprio tinha dito que aconteceria já na Primavera. O anúncio foi feito no espaço…

Santana Lopes adia candidatura a Belém

Santana Lopes comentava a notícia de que António Guterres – o actual responsável pelos refugiados na ONU – prolongava o seu mandato até ao final do ano, concluindo que até Outubro não fazia sentido falar de presidenciais. "Assim acaba o nervosismo de quem acha quem dizia que eu tinha vantagem", ironizou o provedor da Santa Casa de Misericórdia. 

Entre as justificações para o adiamento está a situação de incerteza política que aconselha a que se separem legislativas e presidenciais. A crise europeia suscitada pela vitória do Syriza ou as dúvidas internas relacionadas com a coligação eleitoral entre PSD e CDS levam a que o país se deva concentrar nas eleições legislativas, pensa Santana Lopes. 

António Vitorino assistiu ao anúncio de Santana Lopes com a surpresa estampada no rosto. "Já ganhei a noite. Estamos livres de falar de presidenciais até Outubro", gracejou de seguida.

O socialista disse ainda que a decisão de Guterres permanecer na ACNUR não lhe colocava "uma grilheta" que o impeça de se candidatar a Belém. O ex-primeiro-ministro continua a ser "o principal candidato da área socialista", concluiu Vitorino. 

manuel.a.magalhaes@sol.pt