Fora anunciado nos primeiros dias do ano e concretiza-se nesta semana: a partir de sexta-feira vão estar nas livrarias os primeiros nove títulos da histórica Colecção Dois Mundos.
O relançamento da colecção dá-se pela Porto Editora, que adquiriu a Livros do Brasil após mais de um ano de parceria. O editor Manuel Alberto Valente será o responsável pela chancela, que conta ainda com a colaboração dos editores de outras duas chancelas do grupo: João Rodrigues (Sextante) e Vasco David (Assírio & Alvim).
Dos primeiros títulos postos à venda só um não é uma reedição. Trata-se de Música para Camaleões, livro de contos do norte-americano Truman Capote, ao estilo da sua obra mais famosa, A Sangue Frio. Publicado originalmente em 1980, tinha sido editado em Portugal pela Bertrand.
John Steinbeck (As Vinhas da Ira, O Inverno do Nosso Descontentamento e A Pérola) e Ernest Hemingway (Paris é uma Festa, O Adeus às Armas e Na Outra Margem, entre as Árvores) são os autores em destaque nesta reedição conjunta, que conta com nova revisão e capas da autoria da Silvadesigners, do designer Jorge Silva. Os outros dois títulos são A Condição Humana, de André Malraux, e Mrs Dalloway, de Virginia Woolf.
Ao que o SOL apurou, no próximo mês a aposta mantém-se em Steinbeck e em Hemingway; do primeiro sairá A Taça de Ouro, do segundo O Velho e o Mar. Do autor de O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry, será publicada a tradução de Ruy Belo de Piloto de Guerra (originalmente editado pela Aster, nos anos 50).
Quanto a outras colecções importantes da Livros do Brasil, a Vampiro e as Obras de Eça de Queirós vão ter continuidade assegurada. Das criações do autor português, já se reeditou Os Maias; dos policiais, ainda não há certeza se estes retomarão ainda neste ano ou se em 2016.
cesar.avo@sol.pt