“Só depois de recebermos o convite tomaremos uma decisão. Mas as condições não se alteraram e, como tal, não estou a ver que possam existir alterações”, sublinha Vasco Lourenço ao SOL. De acordo com o presidente da Associação 25 de Abril, os capitães vão juntar-se às comemorações populares na avenida da Liberdade rumo ao Terreiro do Paço, onde como é habitual discursa um capitão de Abril.
Vasco Lourenço garante que a associação não vai promover uma celebração autónoma como a decorreu no ano passado no Largo do Carmo, agendada depois da maioria PSD/CDS inviabilizar a pretensão dos militares de intervir na sessão comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril no Parlamento. Já em 2012 e em 2013, a Associação 25 de Abril faltou às sessões solene por considerar que a política seguida pelo Governo de Passos Coelho e Paulo Portas contrariava os ideais da Revolução.
Contactada pelo SOL, a presidência da Assembleia da República confirmou que a Associação 25 de Abril será convidada para participar na cerimónia que assinala os 41 anos da revolução tal como sucede todos os anos e que o convite irá seguir muito em breve. “A Associação 25 de Abril é sempre convidada para assistir às cerimónias parlamentares do 25 de Abril”, sublinhou a assessoria de imprensa de Assunção Esteves, acrescentando que “tal como acontece todos os anos, o convite segue com duas semanas de antecedência”.
Lusofonia nos 40 anos da independência dos PALOP
O Parlamento já fechou o programa dos 41 anos do 25 de Abril. Na noite de dia 24 as escadarias do Parlamento irão ser palco de um concerto da lusofonia para assinalar os 40 anos da independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Sara Tavares, Lura (Cabo Verde), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Projecto Kaya (Portugal/Angola), Selma Uamusse (Moçambique) e Tonecas (São Tomé e Príncipe) são os músicos convidados para o concerto que arranca às 21 horas.
ricardo.rego@sol.pt
sofia.rainho@sol.pt