“Vai ser um Presidente de causas, um mediador, capaz de incitar ao compromisso. São características dele”, afirmou Jorge Sampaio. Para o ex-Presidente da República, Nóvoa representa a “renovação da vida política portuguesa”. “Precisamos disso”, garantiu. Uma frase que parece cair que nem uma luva às críticas de alguns socialistas ao facto de Nóvoa não ter actividade partidária.
O rol de elogios a Nóvoa é largo e tenta refutar alguns dos pontos fracos que lhe têm apontado, como a pouca experiência política e o desconhecimento das funções presidenciais. “É um homem leal, capaz de fazer pontes, com uma grande capacidade de cooperação institucional, o que será um ponto importante, capaz de ter causas e o país precisa de ter esperanças”, afirmou Jorge Sampaio, que antes já tinha caracterizado Nóvoa, que foi seu assessor em Belém, como um “cidadão de grande relevo, grande actividade cívica e uma forte componente cultural”.
Já Mário Soares não se alongou, mas questionado sobre se acredita que Nóvoa será o melhor Presidente, atirou: “Se eu não achasse que era o melhor não estava aqui”.
O PS não dá, para já, o apoio oficial mas muitas são as figuras socialistas que quiseram marcar presença na Trindade. Os deputados Jorge Lacão, Elza Pais e Gabriela Canavihas e o vereador da Câmara de Lisboa Duarte Cordeiro.
sonia.cerdeira@sol.pt
ricardo.rego@sol.pt